Pré-treino

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O que é pré-treino?

A alimentação é um dos principais pilares do treino. Sem ela, é impossível garantir uma rotina de vida saudável, bom desempenho e alcançar a hipertrofia. Especialmente o que você escolhe para ingerir antes dos treinos, justamente porque essa será sua fonte de energia para realizar todo o esforço e as séries propostas – e, sem um bom treino, não há resultados. Por isso, é importante ter sempre em mente que o pré-treino é a base de tudo, e o investimento mais importante.

O corpo precisa de energia, e a melhor forma é buscar nos alimentos. Entretanto, com a correria do dia a dia, muitas vezes essa alternativa fica mais difícil. Especialmente para quem trabalha fora e possui diversas tarefas no dia a dia. Para garantir todas as calorias e nutrientes necessários para ter disposição e energia para o treino, a Growth Supplements oferece as melhores opções de pré treino. São suplementos com tudo o que você precisa para o melhor desempenho, para que você esteja sempre focado em superar seus limites e alcançar seus objetivos.  

Pré-treino e hipertrofia

Pré-treino e hipertrofia

Os suplementos pré-treino não possuem nenhuma especificação nem na legislação. Isso quer dizer que eles podem ser manipulados ou fabricados de acordo com a vontade de cada fabricante – mas sempre, é claro, obedecendo a legislação para fabricação de suplementos.

Pré-treino e hipertrofia: Nutrientes

Os melhores suplementos são aqueles que trazem os nutrientes que os indivíduos mais necessitam. Nosso organismo usa os nutrientes de acordo com a necessidade e não de acordo com a oferta: por este motivo não existe um suplemento melhor do que o outro, mas sim um que atenderá melhor às necessidades do momento.

Pré-treino e hipertrofia: Tipos de Suplementos

Praticantes de treinos de endurance precisarão de suplementos ricos em aminoácidos de cadeia ramificada, beta alanina, arginina. Já os praticantes de exercícios de força serão bem atendidos com suplementos que levem creatina, betaína, glutamina, leucina, cafeína.

O que comer no pré-treino?

O que comer no pré-treino?

A refeição pré-treino dependerá das características da sua dieta. Entretanto, os nutrientes mais importantes serão aqueles usados para fornecer energia: carboidratos e proteínas.

Bom para quais objetivos?

  • Garante mais força nos treinos

  • Ajuda a dar mais resistência

  • Evita a perda de massa muscular

  • Oferece nutrientes que o corpo precisa na musculação

Opinião do nutricionista

“É preciso entender que a combinação de nutrientes presente no suplemento deve ser condizente com as necessidades do indivíduo. Cada pré-treino se adequa também a diferentes tipos de treino.”

Dr. Diogo Círico Nutricionista especialista em alimentação de atletas

O tipo de alimento a ser escolhido depende do intervalo de tempo entre a refeição e o exercício.

O tipo de alimento a ser escolhido depende do intervalo de tempo entre a refeição e o exercício.

Períodos de tempo iguais ou maiores do que 90 minutos podem receber quaisquer alimentos. Entre eles a batata doce, mandioca, arroz integral como fonte de carboidratos, já as carnes bovina, ovo ou frango serão boas fontes de proteínas.

Para treinos de 90 a 45 minutos inclua apenas alimentos de fácil digestão. Por exemplo: arroz branco, batata inglesa ou tapioca acompanhado de clara de ovo, leite desnatado ou derivados sem gordura.

Treinos abaixo de 45 min devem receber suplementos. São eles a Maltodextrina e dextrose acompanhadas de Whey Protein.

Quanto tempo esperar até
começar o treino?

O tempo até iniciar o exercício depende dos alimentos escolhidos para a refeição pré-treino. Cada nutriente possui características específicas na sua digestão, como o tempo que se leva para ser digerido. No entanto, a combinação entre os nutrientes pode apresentar comportamentos distintos no trato gastrointestinal. O consumo de gordura, fibras e minerais ajuda a retardar a digestão.

Quanto tempo esperar até começar o treino?

Equilíbrio entre proteínas e carboidratos antes do treino?

O equilíbrio entre proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras, compostos bioativos e água depende diretamente das necessidades de cada pessoa. Não existe uma fórmula pré-estabelecida. A nutrição deve compreender os indivíduos em todas as suas características e isso é o que gera o equilíbrio. 

Não há como pensar em equilíbrio orgânico falando de apenas 2 nutrientes sendo que são necessários aproximadamente 42 ao longo do dia. De uma forma geral, podemos dizer que os carboidratos e proteínas são responsáveis por fornecer energia direta às células musculares. A partir disso, podemos ter recomendações como:

3 a 4 horas antes da sessão: uma refeição com 200 a 300g de carboidratos; 

1 a 2 horas antes: 1 a 2g/kg peso de carboidratos;

45 a 15 minutos antes: consumo de aproximadamente 60g de carboidratos na forma de suplemento em gel ou líquido.

Equilíbrio entre proteínas e carboidratos antes do treino?
Ganho de massa magra

Ganho de massa magra

No caso de ganho de massa magra: para que ocorra um ganho significativo de músculos é necessário um balanço calórico positivo. Sendo assim, um adequado aporte quantitativo e qualitativo de proteínas, gorduras e carboidratos deve ser orientado. Pensando exclusivamente na necessidade pré-treino é sabido que, quanto mais intenso o exercício, maior a utilização de carboidratos. 




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Diogo Círico é nutricionista especializado em nutrição funcional esportiva e está sempre no chat para dar dicas e tirar suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

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