BCAA

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corpo e seu treino necessitam

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  • BCAA (10:1:1) (200g) (em pó) - Growth Supplements

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  • BCAA (5:1:1) (200g) (em pó) - Growth Supplements

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O que é BCAA?

A sigla, que já é uma velha conhecida entre os praticantes de exercícios físicos e frequentadores de academias, é derivada do termo em inglês Branched Chain Amino Acids que, em uma tradução simples, significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. No entanto, somente conhecer a tradução do termo que deu origem a esta sigla não é suficiente para entender o que é, de fato, o BCAA.

É preciso compreender que, de maneira simplificada, os aminoácidos são moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura bastante específica, a mesma que é encontrada na fibra muscular. Essas moléculas ligam-se entre si e formam as proteínas — isso quer dizer que estão diretamente relacionadas ao processo de ganho de massa muscular.

Nesse contexto, o BCAA é formado por 3 aminoácidos de cadeia ramificada — leucina, isoleucina e valina — e corresponde a aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais, ou seja, daqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e devem ser ingeridos por meio de alimentação e, em alguns casos, de suplementação.

Para que serve o BCAA?

Para quem pratica exercícios físicos de alta intensidade, como a musculação, o BCAA é uma das principais fontes de nitrogênio, pois ele é usado na síntese de glutamina e alanina. A primeira substância é uma das mais importantes para a prática de exercícios, justamente por modular a ativação de proteínas de estresse.

Além disso, a glutamina ajuda a garantir as funções do sistema imune e a combater elementos nocivos que são produzidos durante a atividade física. A função da alanina também é de extrema importância, pois oferece nutrientes para a via de síntese energética.

Com o BCAA, seu organismo funciona melhor, você garante mais energia para praticar suas séries de exercícios e evita a fadiga pós-treino, melhorando os seus resultados no ganho de massa muscular.

O que é BCAA?

BCAA: Bom para quais objetivos?

  • Auxilia na síntese e na contenção de proteínas

  • Reforça o sistema imunológico

  • Evita a fadiga muscular

  • Atua na liberação de insulina

  • Aumenta o desempenho em altas temperaturas

Opinião do nutricionista sobre o BCAA

“Os resultados obtidos com o BCAA são a manutenção da massa magra, aumento do anabolismo muscular, aumento do sistema imunitário e melhora na absorção de outros aminoácidos ? devido a secreção de insulina após o consumo”.

Dr. Diogo Círico Nutricionista especialista em alimentação de atletas

Os três aminoácidos do BCAA

Leucina

A Leucina está presente na composição dos músculos e é capaz de estimular os processos de produção de tecido muscular no nosso corpo. Entre os aminoácidos de cadeia ramificada, apresenta a maior eficiência na manutenção da massa magra, pois pode ser convertida em glicose de maneira mais rápida.

Isoleucina

A Isoleucina auxilia na captação e utilização de glicose pelas células, atuando no metabolismo energético e favorecendo o fornecimento de energia durante a prática de exercícios físicos. Além disso, esse aminoácido promove a recuperação muscular após os exercícios intensos, como a musculação.

Valina

A Valina é considerada uma substância transaminadora, o que significa que ela é capaz de sofrer reações bioquímicas e fornecer nitrogênios para outras moléculas. Esse aminoácido também favorece a produção energética nas células do sistema imune, auxiliando no combate ao estresse, contribuindo para a saúde da vesícula biliar e do fígado e fazendo parte da composição dos músculos.

Os três aminoácidos do BCAA
BCAA engorda?

BCAA engorda?

A verdade é que nenhuma substância, sozinha, é responsável pelo emagrecimento ou pelo ganho de gordura corporal. O que podemos dizer é que determinados nutrientes favorecem o emagrecimento ou o ganho de peso, uma vez que possuem características capazes de influenciarem no comportamento do organismo.

No caso do BCAA, o conjunto de benefícios da ingestão de aminoácidos de cadeias ramificadas, diferentemente do que acredita o senso comum, têm se mostrado favorável à redução dos níveis de gordura corporal.

Isso acontece porque a ingestão adequada de aminoácidos é capaz de provocar maior saciedade, diminuindo o apetite e, também, por atuar na liberação de insulina. Vale lembrar que, por favorecer o ganho de massa magra, o BCAA também auxilia no aumento do metabolismo em repouso.

Além disso, a ingestão desses aminoácidos faz com que o praticante de atividades físicas se sinta mais disposto e possa treinar de forma mais eficaz. Dessa forma, o conjunto de benefícios do BCAA está associado à melhora da composição corporal, com redução de gordura e ganho de músculos.

Qual o melhor momento do dia para
tomar BCAA?

Os aminoácidos presentes no BCAA estão envolvidos com uma grande quantidade de vias metabólicas, e essa característica faz com que a demanda na dieta seja grande. É necessário ter esses nutrientes à disposição do tecido muscular durante todo o dia, e eles estão presentes em alguns alimentos, contudo, a quantidade ideal varia de acordo com as necessidades e a dieta de cada pessoa.

A suplementação pode ser feita em vários momentos ao longo do dia e, segundo especialistas, a população brasileira possui um consumo razoável de BCAAs na dieta comum. Por isso, sua ingestão por quem tem o foco no crescimento muscular geralmente é indicada nos momentos que antecedem ou se sucedem ao treino — ou seja, nas refeições pré e pós-treino.

Qual o melhor momento do dia para tomar BCAA?
Qual a quantidade indicada de BCAA?

Qual a quantidade indicada de BCAA?

O indicado para quem está em fase de treino intenso é aproximadamente 0,1 g de BCAA para cada 1 kg de peso livre de gordura. Essa pesagem é feita com a ajuda de um nutricionista, por meio de uma avaliação física que aponta a quantidade de massa magra das pessoas.

Hipoteticamente, uma pessoa com 80 kg de peso total e 12 a 20% de gordura (uma média nas academias) precisa de 7 a 8 g de BCAA em cada refeição (pré e pós). Isso garantirá os melhores resultados e a eficácia do produto no organismo.

O BCAA é indicado para todos os atletas?

Qualquer pessoa pode se beneficiar com o uso de BCAA:

  • quem está com o sistema imune enfraquecido;
  • quem deseja proporcionar melhores condições de treino e aumentar o tempo de execução do exercício;
  • quem treina muito pesado e deseja melhorar a recuperação após o treino;
  • quem treina com o objetivo de ganho de massa muscular ou até mesmo emagrecimento.
O BCAA é indicado para todos os atletas?
A quantidade de BCAA no Whey é suficiente?

A quantidade de BCAA
no Whey é suficiente?

BCAAs estão presentes em alguns alimentos, na maioria das vezes de origem animal, como no leite que é uma fonte natural desses aminoácidos. Ao extrair as proteínas do soro do leite, produzindo o Whey Protein, automaticamente temos BCAAs na composição do produto.

Assim como os outros vários nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, os aminoácidos desse produto também podem ser encontrados em outros alimentos presentes na dieta.

A quantidade necessária é definida, geralmente, por diversas características, como rotina de vida, tipo de treino, composição corporal, objetivos e metas, características metabólicas, entre outras. No caso de quem busca um ganho de massa muscular e tem treinos mais intensos, a porção de 30 g de Whey pode não ser suficiente, pois contém, aproximadamente, apenas de 4 a 5 g de BCAA. Por isso, comprá-lo separadamente é importante para garantir a dosagem ideal e gerar os melhores resultados.

Quais os benefícios do BCAA?

O produto BCAA conta, em sua composição, com três aminoácidos essenciais não produzidos por nosso corpo: leucina, valina e isoleucina. Como eles não são produzidos pelo organismo, só é possível mantê-los por meio da dieta. Dessa forma, um dos principais objetivos desse produto é oferecer esses aminoácidos tão importantes para o bom funcionamento do organismo.

Outros benefícios do BCAA são:

  • Auxilia na concentração e na síntese de proteínas;
  • Evita a fadiga muscular;
  • Atua na liberação de insulina;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Aumenta o desempenho do atleta.
Quais os benefícios do BCAA?
Como funciona o BCAA no organismo?

Como funciona o BCAA no organismo?

Ao ingerirmos o BCAA, seja por meio da alimentação ou da suplementação, ele garante uma boa concentração dos três aminoácidos essenciais em nosso organismo (leucina, valina e isoleucina).

A oxidação do BCAA ocorre no tecido muscular esquelético, e não no fígado, como na maioria dos casos. Portanto, o BCAA passa pela oxidação no tecido muscular esquelético para, depois, ser transportado para outras partes do corpo.

Bons níveis de BCAA no organismo fazem com que menos triptofano entre no sistema nervoso central. O triptofano é o que permite a produção de serotonina em grande escala, o que causa a fadiga muscular. Portanto, a ingestão desse suplemento trabalha para melhorar a performance durante a prática de atividade física.

Composição do BCAA Growth

Não contém uma quantidade significativa de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Ingredientes: L-leucina, L-isoleucina, L-valina. Composição da cápsula: Gelatina e umectante glicerina. Não contém glúten.

Composição do BCAA Growth
BCAA em pó ou cápsula?

BCAA em pó ou cápsula?

O BCAA em pó acaba sendo escolhido por grande parte das pessoas devido à praticidade no momento do consumo. Isso porque é possível misturá-lo com outros alimentos líquidos, dando ao indivíduo um maior leque de oportunidades. Além disso, a absorção do BCAA em pó é mais rápida (praticamente imediata) do que em cápsula.

O produto em cápsula também garante uma grande praticidade na ingestão. No entanto, a cápsula possui uma quantidade de BCAA, que pode não ser adequada para a dieta de algumas pessoas. Caso opte pelo produto em cápsula, é necessário se informar da dosagem correta e encaixar da melhor maneira em sua dieta.

BCAA 2:1:1

O BCAA 2:1:1 é o mais comum no comércio. Essa composição conta com a seguinte proporção: para cada dois gramas de leucina, há um grama de valina e um grama de isoleucina.

BCAA 5:1:1

Em alguns casos, uma maior quantidade de leucina é colocada juntamente com os mesmos valores de valina e isoleucina. Sendo assim, o BCAA 5:1:1 conta com a seguinte proporção: cinco gramas de leucina para um grama de valina e um grama de isoleucina.

BCAA 10:1:1

A leucina possui uma taxa de oxidação maior que a da valina e da isoleucina, ou seja, durante o exercício, o músculo gasta mais leucina do que valina e isoleucina. Além disso, é a leucina a mais importante para a síntese proteica. Por esses motivos, a Growth Supplements conta também com o BCAA 10:1:1 – sendo assim, para cada 10 gramas de leucina, há um grama de valina e um grama de isoleucina.

BCAA 2:1:1
BCAA Growth Supplements: resultados no seu treino?

BCAA Growth Supplements:
resultados no seu treino?

Todos os aminoácidos que o compõem são importantes e benéficos ao organismo, no entanto, o mais valorizado pelos atletas é a Leucina, pois ela é a responsável por inicializar o processo de síntese das proteínas musculares e, dessa forma, auxilia o processo de ganho de massa magra. Por isso, o BCAA Growth Supplements, foi projetado com esse aminoácido em maior quantidade.

A proporção de Leucina para Isoleucina e para Valina no BCAA Growth pode ser de 2:1:1, 5:1:1 ou 10:1:1, ou seja, varia de 50% a 83% da quantidade total de aminoácidos, dependendo do produto escolhido.

O BCAA Growth Supplements é apresentado em duas versões: em pó ou em cápsulas, e pode ser ingerido tanto com água quanto com suco ou leite — mas sempre com um líquido. O importante é saber que todos eles possuem os mesmos três aminoácidos de cadeias ramificadas e que o resultado da ingestão adequada desses nutrientes é bastante expressivo.

O praticante de atividades físicas se sente mais disposto, realiza treinos melhores e mais intensos com mais facilidade, além de ter um pós-treino melhor, com menos sensação de fadiga. O BCAA na versão Growth também favorece o processo de síntese proteica e beneficia o sistema imune, fazendo com que seus objetivos fiquem cada vez mais próximos de você!




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Diogo Círico é nutricionista especializado em nutrição funcional esportiva e está sempre no chat para dar dicas e tirar suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

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