Carboidratos

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Carboidratos

Função dos carboidratos

Em exercícios de alta intensidade, a maior parte da demanda energética é suprida pela energia proveniente da degradação dos carboidratos. Eles tornam-se disponíveis para o organismo através da alimentação e são armazenados sob a forma de glicogênio muscular e hepático. Por outro lado, sua falta leva à fadiga. Uma vez que o treino para hipertrofia visa o estímulo dos músculos até que haja o desgaste total, é importante que haja energia o suficiente para que o indivíduo chegue a este ponto.

O que são Carboidratos?

Indispensável para o funcionamento saudável do corpo, o carboidrato tem papel ainda mais importante para quem pratica um grande número de atividades no dia a dia. O metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia para atividades física – o que inclui os exercícios físicos – e é por isso que ele precisa ter destaque na dieta de qualquer pessoa. Os carboidratos são as principais fontes de energia para os seres vivos, e aqui na Growth Supplements você encontra os produtos certos para garantir uma rotina repleta de saúde e bem estar.

Carboidratos complexos ou simples:
quais os mais indicados?

Os carboidratos complexos são indicados para consumo no decorrer do dia, enquanto os carboidratos simples são melhor indicados para o pós-treino. Waxy Maize, Maltodextrina, Dextrose, palatinose, batata doce em pó e ribose são os suplementos fonte de carboidratos mais comuns. Além de encontrar cada um destes produtos isoladamente, há também formulações que levam à combinação de uma ou mais destas formas de suplementos. São diversas marcas e produtos que a Growth Supplements selecionou para você garantir a ingestão de carboidratos e atingir seus objetivos com mais facilidade.

Bom para quais objetivos?

  • Suprir a demanda de energia
    durante o treino

  • Da a sensação de saciedade

  • Absorção lenta, permite que a energia seja liberada aos poucos

  • Não aumenta a taxa glicêmica

Opinião do nutricionista

“Com uma boa quantidade de carboidratos, você garante mais energia e defesas ao seu organismo.”

Dr. Diogo Círico Nutricionista especialista em alimentação de atletas

Ação dos carboidratos para os
atletas

Ação dos carboidratos para os atletas

Os carboidratos atuam no fornecimento de energia – tanto para viabilizar as sessões de treino quanto para repor os estoques que foram utilizados durante o treino.

A fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e de alta intensidade está associada, em boa parte, a baixos estoques e rápida depleção de glicogênio, que levam à hipoglicemia e desidratação.

Como os estoques de carboidratos são limitados no organismo, a manipulação da dieta com uma alimentação rica em carboidratos é fundamental para a reposição muscular e hepática, bem como para a resposta imune.

Suplementos de carboidrato na
rotina

Segundo o ACSM (American College Sports Medicine), maior entidade de ciência esportiva no mundo, a quantidade de carboidratos necessários ao longo do dia depende do objetivo de cada indivíduo. Aqueles que buscam hipertrofia muscular devem consumir entre 6 e 10g de carboidratos ao longo do dia. A indicação para inclusão dos carboidratos na dieta ao longo das suas tarefas diárias é consumir carboidratos complexos, reservando o consumo de carboidratos simples às refeições que cercam o treino.

A diferença entre os dois tipos de carboidrato está justamente na velocidade de digestão e absorção pelo corpo. No caso dos carboidratos simples – geralmente açúcares, arroz branco, macarrão e pão branco – esse processo é rápido, produzindo um aumento da taxa de glicose no sangue com mais rapidez. Já os carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta, com a glicemia aumentando gradualmente. A sensação de saciedade também permanece por mais tempo, e garante que você não sinta fome logo depois do consumo. Os alimentos integrais, batata doce, sementes e alguns vegetais se enquadram nessa categoria e podem ser incluídos na dieta de quem pratica exercícios físicos, segundo o critério explicado acima.

Carboidratos: quando consumir?

Devido à importância dos carboidratos no fornecimento de energia, devemos programar o consumo deste nutriente em todas as refeições durante o dia. Uma maior quantidade deve ser consumida especialmente nas refeições que antecedem o treino. Naturalmente, isso pode variar de acordo com as características do treino, com a duração e a intensidade estabelecidas por cada atleta. Há também a indicação para o consumo de carboidratos até mesmo durante o treino, e quando este já tiver terminado.

Carboidratos: quando consumir?
Carboidratos é na Growth Supplements!

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Diogo Círico é nutricionista especializado em nutrição funcional esportiva e está sempre no chat para dar dicas e tirar suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

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