BCAA

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corpo e seu treino necessitam

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  • BCAA (120 caps) - Growth Supplements

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  • BCAA 120 COMPRIMIDOS TAB - GROWTH SUPPLEMENTS

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  • BCAA 2:1:1 (120 caps) - Black Skull

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  • Bcaa 2400 - 100 Cápsulas - Max Titanium

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  • Bcaa 2400 - 200 Cápsulas - Max Titanium

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  • BCAA 1000 (60caps) Optimum Nutrition (ON)

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  • BCAA 2500 60 TABLETES - BLACK SKULL

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O que é BCAA?

A sigla já é uma velha conhecida entre os praticantes de exercícios físicos e frequentadores de academias. O BCAA vem do inglês Branched Chain Amino Acids. Em uma tradução simples, são aminoácidos de cadeia ramificada. Suas moléculas possuem uma estrutura específica, a mesma que é encontrada na fibra muscular. O BCAA corresponde a aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais presentes na proteína muscular. É justamente por esse motivo que eles são excelentes para quem deseja aumentar ou manter a massa muscular através das atividades físicas.

Para que serve?

Para quem está praticando musculação, o BCAA é uma das principais fontes de nitrogênio, pois ele é usado na síntese de glutamina e alanina. A primeira substância é uma das mais importantes para a prática de exercícios, justamente por modular a ativação de proteínas de estresse; além disso, a glutamina ajuda a garantir as funções do sistema imune e combater elementos nocivos que são produzidos durante a atividade física. A função da alanina também é de extrema importância, oferecendo nutrientes para a via de síntese energética. Com o BCAA seu organismo funciona melhor e você ainda garante mais energia para praticar suas séries de exercícios.

O que é BCAA?

Bom para quais objetivos?

  • Auxilia na síntese e na contenção de proteínas

  • Reforça o sistema imunológico

  • Evita a fadiga muscular

  • Atua na liberação de insulina

  • Aumenta o desempenho em altas temperaturas

Opinião do nutricionista

“Os resultados obtidos com o BCAA são a manutenção da massa magra, aumento do anabolismo muscular, aumento do sistema imunitário e melhora na absorção de outros aminoácidos ? devido a secreção de insulina após o consumo”.

Dr. Diogo Círico Nutricionista especialista em alimentação de atletas

Qual o melhor momento do dia para
tomar o aminoácido?

Os aminoácidos presentes no BCAA estão envolvidos com uma grande quantidade de vias metabólicas. Essa característica faz com que a demanda na dieta seja grande. É necessário ter esses nutrientes à disposição do tecido muscular durante todo o dia. Eles estão presentes em alguns alimentos, mas as quantidades ideais BCAA variam de acordo com as necessidades e a dieta de cada pessoa. A suplementação pode ser feita em vários momentos ao longo do dia e, segundo especialistas, a população brasileira possui um consumo razoável de BCAA’s na dieta comum. Por isso, sua ingestão por quem tem o foco no crescimento muscular geralmente é indicada nos momentos que antecedem ou se sucedem ao treino – ou seja, nas refeições pré- e pós-treino.

Qual o melhor momento do dia para tomar o aminoácido?
Qual a quantidade de BCAA indicada?

Qual a quantidade de BCAA indicada?

O indicado para quem está em fase de treino intenso é aproximadamente 0,1g de BCAA para cada 1 kg de peso livre de gordura. Essa pesagem é feita com a ajuda de um nutricionista, através de uma avaliação física que aponta a quantidade de massa magra na pessoa.

Hipoteticamente, uma pessoa com 80 kg de peso total e 12 a 20% de gordura (uma média nas academias) precisa de 7 a 8 g de BCAA em cada refeição (pré e pós). Isso garantirá os melhores resultados e a eficácia do produto no organismo.

BCAA: indicado para todos os atletas

Qualquer pessoa pode se beneficiar com o uso de BCAA. Quem está com o sistema imune enfraquecido. Quem deseja proporcionar melhores condições de treino e aumentar o tempo de execução do exercício. Quem treina muito pesado e deseja melhorar a recuperação após o treino.

O BCAA pode ser ingerido tanto com água, como com suco ou leite – mas sempre, de preferência, com um líquido. A apresentação do produto pode variar desde versões em pó, comprimido, mastigáveis, com ou sem sabor. O importante é saber que todos eles possuem os mesmos nutrientes: a Leucina, a Valina e a Isoleucina.

BCAA: indicado para todos os atletas
A quantidade de BCAA no Whey é o suficiente?

A quantidade de BCAA
no Whey é o suficiente?

BCAAs estão presentes em alguns alimentos, na maioria das vezes de origem animal. O leite é uma fonte natural desses aminoácidos. Ao extrair as proteínas do soro do leite, produzindo o Whey, automaticamente temos BCAAs na composição do produto. Assim como os outros vários nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, os aminoácidos desse produto também podem ser encontrados em outros alimentos presentes na dieta.

A quantidade necessária é definida, geralmente, por diversas características, como rotina de vida, tipo de treino, composição corporal, objetivos e metas, características metabólicas, entre outras. No caso de quem busca um ganho de massa muscular e tem treinos mais intensos, a porção de 30g de Whey pode não ser suficiente, por conter apenas de 4 a 5g de BCAA. Por isso o produto comprado separadamente é importante para garantir a dosagem ideal, possibilitando os melhores resultados.

BCAA Growth Supplements:
resultados no seu treino

Entre os aminoácidos que compõem o BCAA, o mais valorizado por atletas é a Leucina. Ela é a responsável por inicializar o processo de síntese das proteínas musculares. Já os outros dois, Valina e Isoleucina, são associados à eficiência do sistema imune. No caso da versão da Growth Supplements, a razão entre os três é de 2-1-1 – ou seja, uma quantidade maior de Leucina para ajudar ainda mais nos resultados desejados pelos praticantes de musculação. O resultado é uma melhora nítida nos treinos, um sistema imunológico fortalecido e os seus objetivos ainda mais perto de você.

BCAA Growth Supplements: resultados no seu treino



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Diogo Círico é nutricionista especializado em nutrição funcional esportiva e está sempre no chat para dar dicas e tirar suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

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