psyllium para que serve

O que é psyllium?
Psyllium é uma planta cujo nome científico é Plantago major L. Entre suas características, se destaca o fato de ser uma planta forrageira perene, com uma pequena raiz e folhas largas ovais com grandes veias.
Com ampla distribuição geográfica, ela cresce em muitas regiões do mundo, como parte da Europa, da Ásia, sul da Austrália, norte da África e na América do Norte.
Assim, o psyllium é uma fibra solúvel em água, que, após muitos estudos, descobriu-se ser uma alternativa interessante em estratégias de controle glicêmico, controle do peso corporal e regulação/eficiência da função intestinal de pacientes com diabetes tipo 2.

Para que serve psyllium?
Estudos apontam que o consumo do psyllium traz benefícios a curto prazo relacionados ao controle glicêmico, fator que faz com que a mesma seja indicada para indivíduos com diabetes tipo 2. A recomendação é de que esses pacientes realizem acompanhamento médico e nutricional, tendo em vista que a suplementação com psyllium ou qualquer outro produto deve, obrigatoriamente, ser orientada por um profissional da saúde.
Além de auxiliar no controle glicêmico, o psyllium vem sendo utilizado em estratégias de controle de peso e controle da função intestinal.

Benefícios do psyllium na sua dieta
Além de auxiliar no controle glicêmico, o psyllium vem sendo utilizado em estratégias de controle de peso e no controle da função intestinal. Se você faz dieta de emagrecimento, o produto pode ser um aliado, complementando sua alimentação.
Entretanto, é válido destacar que ele só deve ser consumido com acompanhamento profissional.

Psyllium auxilia no emagrecimento?
O psyllium pode ser usado como suplemento em uma estratégia de emagrecimento, uma vez que afeta diretamente o consumo de alimentos, já que traz a sensação de saciedade, reduzindo a fome.
Entretanto, é importante ter em mente que o produto não é indicado para pessoas com hipersensibilidade à substância, indivíduos com constrições no trato gastrointestinal e com problemas no controle de diabetes mellitus.
As gestantes devem ter cautela ao ingerir psyllium, uma vez que existem indícios do seu risco abortivo. Neste sentido, qualquer indivíduo, independentemente da ocorrência de patologias ou dos objetivos individuais, seja emagrecimento ou controle de diabetes, deve buscar acompanhamento de um médico e/ou nutricionista.

Psyllium combinado a outros suplementos
Muito se fala sobre a combinação de suplementos, e, no caso do psyllium, não é diferente. Existe a possibilidade de realizar inúmeras combinações, sempre levando em consideração as particularidades de cada indivíduo e os objetivos que ele pretende alcançar.

Psyllium e quitosana
Uma dessas combinações é do psyllium e da quitosana. A quitosana tem a capacidade de auxiliar na redução de peso, que ocorre por meio da captura da gordura ingerida. Ela também é indicada para a redução dos níveis de colesterol LDL, sem causar efeitos significativos nos índices de colesterol HDL e outros nutrientes essenciais para o organismo. Essas características fazem com que ela seja uma boa opção de combinação com o psyllium, que também favorece a perda de peso e tem a capacidade de reduzir o colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos.

Psyllium e spirulina
A spirulina é um suplemento que tem ação funcional, podendo auxiliar na redução dos níveis de colesterol no sangue. Além da sua atuação nas funções do metabolismo, ajuda a proteger o organismo de doenças e infecções. Esses benefícios, somados à melhora no controle glicêmico e lipídico, que são resultados do consumo de psyllium, podem ser uma alternativa interessante, a depender da estratégia individual e dos objetivos a serem alcançados.

Psyllium e termogênicos
Os alimentos e suplementos termogênicos são ativos que, se ingeridos corretamente, fazem com que o nosso organismo produza mais calor do que o normal, o que vai afetar o balanceamento de calorias e a queima de gordura corporal. Para trazer resultados de emagrecimento, deve ser acompanhado da prática de exercícios físicos. Como o psyllium também favorece a perda de peso, eles podem ser combinados de forma estratégica pelo seu nutricionista, com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes.

Como tomar psyllium?
O psyllium em cápsulas pode ser ingerido com água. Sempre siga a orientação do seu nutricionista em relação a quantidades e horários de consumo.
Estudos sugerem que a ingestão durante as refeições, sendo a fibra misturada com outros alimentos, pode contribuir para atingir melhores efeitos de redução lipídica.
Além disso, o psyllium em cápsulas ou em pó pode apresentar efeitos adversos, principalmente se consumido em quantidades inadequadas. Entre os efeitos colaterais estão situações envolvendo distensão abdominal, diarreia, inapetência e flatulência. É por isso que é fundamental a orientação e o acompanhamento de um profissional da área de saúde.
O psyllium em cápsulas é uma alternativa prática e que facilita o controle da quantidade consumida.

Qual é a quantidade ideal de psyllium?
As doses diárias ingeridas podem variar de 3 g a 30 g ao dia, e essa quantidade deve ser avaliada pelo nutricionista, que vai estabelecer a quantidade de consumo segura de acordo com as particularidades do paciente.
O período de tratamento com psyllium também pode variar e deve ser orientado por um nutricionista. Lembrando que o mesmo deve ser ingerido com líquido e, preferencialmente, durante as refeições.

Psyllium: em cápsulas ou em pó?
A forma de consumo vai depender principalmente da apresentação. Você poderá encontrar a opção em cápsulas, que pode ser ingerida com água, de acordo com a indicação do seu nutricionista, ou a versão em pó, que pode ser misturada em bebidas e até mesmo preparos como panquecas, pães e bolos.
Estudos apontam que o método de administração do psyllium pode influenciar nas concentrações de colesterol no organismo. De acordo com alguns resultados, a ingestão durante as refeições, sendo a fibra misturada com outros alimentos, contribui para atingir melhores efeitos de redução lipídica.
Como qualquer produto, ele pode apresentar efeitos adversos, principalmente se consumido em quantidades inadequadas. Entre os efeitos colaterais relatados, destacamos distensão abdominal, diarreia, inapetência e flatulência.
Por isso, destacamos a importância de tomar o produto apenas com orientação e acompanhamento de um nutricionista.

O consumo de psyllium apresenta contraindicações?
O psyllium é especialmente contraindicado para pessoas que tenham alergia à substância. Mulheres grávidas e pessoas com doenças preexistentes que fazem uso de medicação devem conversar com o médico antes de iniciar um tratamento com psyllium.
Em pacientes saudáveis, o consumo em quantidades inadequadas também pode trazer riscos e efeitos colaterais, como diarreias e distensão abdominal. Por isso, é fundamental realizar o seu consumo com acompanhamento profissional.

Psyllium: melhor preço na Growth Supplements
Como você pode ver, o psyllium é um produto natural que pode auxiliar no controle glicêmico, no peso e na função intestinal, além de ser uma alternativa terapêutica complementar para pacientes portadores de diabetes tipo 2.
Na Growth, você encontra o produto em formato de cápsulas, além de outros suplementos que podem ser utilizados de forma estratégica na sua dieta alimentar. Aproveite para conhecer opções de produtos termogênicos, vitaminas e a fórmula de psyllium e quitosana.
Todos os nossos produtos são desenvolvidos com boas práticas de fabricação e total responsabilidade e ética. Navegue pelo site e conheça melhor nossos produtos e suplementos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. GIRÃO, Iuna da Silva; SANTOS, Ana Raíza Oliveira; LESSA, Jamilly Soares de Carvalho; BATISTA, Ana Débora Martins; BEZERR, Alane Nogueira; PEREIRA, Camila Pinheiro Pereira - USO DO PSYLLIUM COMO ESTRATÉGIA HIPOGLICEMIANTE NA SUPLEMENTAÇÃO DIETÉTICA DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS, 2019
2. RIBAS, Simone Augusta - Investigação do efeito terapêutico do Psyllium sobre a dislipidemia infanto-juvenil, 2011.
3. KLEIN JÚNIOR, Luiz Carlos; HENRIQUES, Dra. Amélia T. - MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Plantago ovata FORSSK. (PLANTAGINACEAE) PSYLLIUM, 2014.
4. Kurtz, M. C.; Cruz, A. H.; Retamoso, V.; Drehmer, P. B; Silveira, V.; Kirsten, V. R. - QUITOSANA NA REDUÇÃO DE COLESTEROL E PERDA DE PESO: UMA REVISÃO DA LITERATURA, 2010.
5. SOLTANIANA, Noureddin; JANGHORBANIA, Mohsen; ADIBIB, Payman - Effects of psyllium vs. placebo on constipation, weight, glycemia, and lipids: A randomized trial in patients with type 2 diabetes and chronic constipation, 2018.
6. GIRÃO, Iuna da Silva; SANTOS, Ana Raíza Oliveira; LESSA, Jamilly Soares de Carvalho; BATISTA, Ana Débora Martins; BEZERR, Alane Nogueira; PEREIRA, Camila Pinheiro Pereira - USO DO PSYLLIUM COMO ESTRATÉGIA HIPOGLICEMIANTE NA SUPLEMENTAÇÃO DIETÉTICA DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS, 2019
7. RIBAS, Simone Augusta - Investigação do efeito terapêutico do Psyllium sobre a dislipidemia infanto-juvenil, 2011.
8. KLEIN JÚNIOR, Luiz Carlos; HENRIQUES, Dra. Amélia T. - MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Plantago ovata FORSSK. (PLANTAGINACEAE) PSYLLIUM, 2014.
9. Kurtz, M. C.; Cruz, A. H.; Retamoso, V.; Drehmer, P. B; Silveira, V.; Kirsten, V. R. - QUITOSANA NA REDUÇÃO DE COLESTEROL E PERDA DE PESO: UMA REVISÃO DA LITERATURA, 2010.
10. SOLTANIANA, Noureddin; JANGHORBANIA, Mohsen; ADIBIB, Payman - Effects of psyllium vs. placebo on constipation, weight, glycemia, and lipids: A randomized trial in patients with type 2 diabetes and chronic constipation, 2018.
Nenhum produto encontrado