colageno tipo 2 beneficios

O que é colágeno tipo 2?
Você já ouviu falar sobre o colágeno tipo 2 e os benefícios que ele traz para a saúde? A substância está presente nos olhos, nas cartilagens e nos discos intervertebrais, e é largamente utilizada em tratamentos nas articulações e cartilagens.
De acordo com D.M. Vargas, L. Audi e A. Carrascosa, no estudo “Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo”, estão classificados pelo menos 18 tipos de colágenos, sendo os tipos 1, 2 e 3 os mais abundantes no nosso organismo.
Enquanto o tipo 1 está presente nos ossos, tendões e na pele, o tipo 2 está na cartilagem e o tipo 3 está na pele e nos músculos.
Ainda de acordo com o estudo “Colágeno: características químicas e propriedades funcionais”, a expressão “colágeno” é utilizada para denominar uma família de 27 proteínas encontradas em tecidos conjuntivos do organismo humano. Quantitativamente, é considerado o composto mais importante dos tecidos conjuntivos.
O colágeno tipo 2 tem uma estrutura muito semelhante ao colágeno tipo 1. A diferença é que possui um diâmetro menor. Trata-se de uma substância especialmente importante no tratamento de problemas articulares e das cartilagens, como é o caso da artrite.

Quais são os benefícios do colágeno tipo 2?
Problemas de saúde como artrite, artrose e obesidade podem causar desgaste nas cartilagens e dores nas articulações. Somado a isso, a prática intensa e constante de exercícios físicos também pode contribuir para a ocorrência de dores.
O colágeno tipo 2 ocupa um papel importante nessas situações, já que a proteína previne o desgaste de cartilagens e articulações, tratando o paciente com esse tipo de problema.

Preserva suas articulações
O colágeno está presente nos olhos, nas cartilagens e nos discos intervertebrais; por isso, é largamente utilizado em tratamentos nas articulações e cartilagens, tendo em vista a sua função terapêutica favorável no tratamento de patologias, como osteoporose e osteoartrite.
A substância tem potencial para aumentar a densidade mineral óssea, protegendo a cartilagem das articulações e promovendo o alívio de sintomas de dor.

Auxilia na flexibilidade das articulações
Da mesma forma que o colágeno tipo 2 auxilia na preservação das articulações, também favorece a melhora da flexibilidade das mesmas. Todos os fatores associados ao desgaste e às dores nas articulações são minimizados com o uso da proteína de colágeno tipo 2.

Retarda o envelhecimento
Nos últimos anos, têm sido realizadas muitas pesquisas relacionadas ao envelhecimento da pele e à produção do colágeno. O objetivo desses estudos é entender os mecanismos de ação do envelhecimento e a forma de retardar os efeitos sobre o nosso organismo.
O envelhecimento cutâneo está relacionado especialmente à fragmentação da matriz de colágeno na pele, em razão da ação de enzimas específicas. Essa fragmentação reduz a produção de colágeno e, consequentemente, um avanço no processo de envelhecimento.
De acordo com o estudo “Colágeno: características químicas e propriedades funcionais”, está comprovado por evidências científicas que os tratamentos antienvelhecimento, como a injeção de ácido hialurônico, estimulam a produção de colágeno. Desta forma, os tratamentos ajudam a equilibrar a produção do colágeno e a ação das enzimas responsáveis pela sua degradação. Isso se reflete no retardo do envelhecimento e na melhora da aparência e saúde da derme.

Fundamental para a saúde dos ossos
Observa-se que o colágeno também pode ser utilizado como mecanismo de proteção na saúde dos ossos, inclusive na prevenção de perda óssea. Neste caso, a ingestão do colágeno hidrolisado aponta para uma redução de fatores de reabsorção óssea, bem como da restauração da densidade mineral óssea.
É importante destacar que o uso do colágeno deve ser associado a uma estratégia nutricional desenvolvida por um nutricionista, levando em consideração as particularidades e necessidades do paciente.

Como tomar colágeno tipo 2?
A ingestão do colágeno tipo 2 deve ser orientada por um médico ou nutricionista. Além de definir as qualidades adequadas, com base nas necessidades do paciente, o profissional também poderá definir os melhores horários para consumo.
De forma geral, a indicação é de consumo de uma porção ao dia, preferencialmente acompanhada da refeição. Todavia, não existe uma regra, e as necessidades do paciente precisam ser levadas em consideração. Desta forma, converse com o seu nutricionista e solicite orientações de consumo do produto.

Colágeno tipo 2 emagrece ou engorda?
O colágeno tipo 2 não influencia no processo de aumento ou redução do peso corporal. Para quem está procurando uma estratégia de ganho ou perda de peso, é interessante avaliar as individualidades e os hábitos, buscando orientação nutricional e física com os profissionais especializados dentro de cada segmento.

Colágeno tipo 2: efeitos colaterais
Por se tratar de uma substância presente no organismo, não há contraindicações ou efeitos colaterais associados à ingestão do colágeno 2. Entretanto, é importante ter em mente a orientação do nutricionista, a fim de avaliar se há necessidade de suplementação.

Colágeno tipo 2 com o melhor preço na Growth
O colágeno tipo 2 é uma alternativa de suplemento para quem quer melhorar a saúde das articulações e cartilagens.
Entretanto, lembre-se de que, antes de ingerir cápsulas de colágeno tipo 2, é fundamental consultar um profissional de saúde, já que ele é o único capaz de orientar acerca do melhor tratamento, de acordo com as particularidades e necessidades individuais.
O suporte de um médico ou nutricionista faz toda a diferença na segurança e na eficácia do seu tratamento. Além disso, o suporte especializado previne contra eventuais riscos e efeitos colaterais que podem ser causados, especialmente em razão do consumo de quantidades inadequadas para as suas necessidades.
Na Growth, além do colágeno tipo 2, você encontra outros suplementos como o colágeno e o colágeno verisol.
Aproveite para conhecer os suplementos e as vitaminas da Growth Supplements e adquira produtos desenvolvidos com foco em qualidade, boas práticas de fabricação e alto grau de segurança.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. O que você precisa saber sobre o colágeno hidrolisado tipo 2, disponível em https://blog.vhita.com.br/colageno-hidrolisado-tipo-2/, acesso em 15.03.21 ás 12h;
2. Problemas nas articulações: como ajudar os clientes da farmácia?, disponível em https://blog.iberomagistral.com.br/problemas-nas-articulacoes/, acesso em 15.03.21 às 13h
3. GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Silva; MOREIRA, Raulzito Fernandes; BRITO, Daniel - Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano, 2015.
4. Verisol, disponível em https://www.gelita.com/pt-pt/produtos-e-marcas/peptideos-de-colageno/verisol, acesso em 15.03.21 às 13h30.
5. SILVA, Tatiana Ferreira; PENNA, Ana Lúcia Barreto - Colágeno: características químicas e propriedades funcionais, 2012.
6. LIMA, Igor Costa; WU, Shaumin Vasconcelos; SILVA, Luciana Mota; FREITAS, Jofre Jacob da Silva; CARNEIRO, Francisca Regina Oliveira; OLIVEIRA, Fabíola Raquel Tenório - Quantificação de colágeno tipos I e III em lesões de pele de pacientes portadores de hanseníase, 2020.
7. FRANZEN, Jaqueline Maisa; SANTOS, Juliangela Mariane Schroder Ribeiro; ZANCANARO, Vilamir - Colágeno: uma abordagem para a estética, 2013.
8. PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes - Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática, 2016.
9. D.M. Vargas, L. Audí, *A. Carrascosa - Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo, 1997.
Colágeno Tipo 2 - 60 cápsulas - Growth Supplements
Auxilia na função articular
Principal proteína das cartilagens
Não desnaturado
ou R$ 73,22 no cartão de crédito
em até 6x de R$ 12,20 sem juros
PRODUTO INDISPONÍVEL
O produto Colágeno Tipo 2 - 60 cápsulas - Growth Supplements está indisponível.
Quer ser avisado assim que este produto voltar ao nosso estoque?
Deixe seu nome e e-mail que te avisaremos assim que ele estiver disponível novamente.