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O que é zinco?

O que é zinco?

O zinco é um nutriente importante para a manutenção da nossa saúde. Presente em diversos alimentos, como ovo, carne de frango, mariscos, ostras, carne vermelha, fígado e miúdos, ele também é encontrado em nozes e leguminosas.

Muitas enzimas dependem do zinco como catalisador. Isso faz com que ele seja essencial para o crescimento e desenvolvimento, além de ser importante para a função imunológica.

Mais de 85% do zinco que está presente em nosso organismo se encontra no músculo esquelético e nos ossos e uma pequena parcela circula no plasma.

Zinco para a imunidade

Para que serve o zinco?

Uma das grandes preocupações dos especialistas da área de saúde e que tem sido foco de muitos estudos científicos nos últimos anos diz respeito à deficiência de micronutrientes no organismo.

O zinco, enquanto elemento presente no corpo, é fundamental tanto para o sistema imunológico quanto para outros aspectos relacionados ao funcionamento adequado do corpo. Seu papel na nutrição humana está demonstrado em razão da sua participação em processos metabólicos, associados a atividades enzimáticas.

Entre suas principais funções está, sem dúvida, a participação na defesa do organismo, agindo de forma ativa na proliferação das células de defesa. Com níveis adequados de zinco no organismo, o corpo fica menos suscetível à infecções.

Zinco para a imunidade

Zinco para a imunidade

Diversos estudos relacionados à atuação do zinco no processo imunológico apontam para a sua importante participação no processo de proteção e recuperação imunológica .

Além de ser recomendada a sua suplementação para quem está com quantidades abaixo do esperado no organismo, ele também é indicado por alguns médicos como mecanismo de tratamento quando o indivíduo está doente, já que ajuda a abreviar o tempo de internação e otimiza o tempo de recuperação.

Como tomar zinco?

Se você está com deficiência de zinco no seu corpo, a tendência é que aconteça uma queda no número de linfócitos B, que constituem o sistema imunológico, uma vez que o zinco atua juntamente na maturação dessas células.

Com a ingestão em quantidades adequadas, propicia-se a redução de infecções. Isso aponta claramente para o efeito positivo causado pelo zinco na resposta imunológica, melhorando a defesa e aumentando a resistência a agentes patogênicos em pessoas que têm deficiência de zinco.

Como tomar zinco?

Como tomar zinco?

O zinco pode ser uma excelente opção para aumentar a resposta do seu sistema imunológico e também para atletas praticantes de atividades físicas de alto desempenho. De forma geral, o zinco é um suplemento que pode ser tomado por qualquer pessoa.

De acordo com os estudos publicados sobre o assunto, a recomendação desse nutriente para uma pessoa sadia varia de 8 mg a 11 mg ao dia.

Para saber como tomar o zinco, converse com o seu nutricionista, somente ele pode orientar acerca da rotina de dieta e suplementação, ingestão, forma de consumo e quantidades recomendadas.

Zinco: consumo em excesso

Zinco: consumo em excesso

A suplementação de zinco traz efeitos benéficos para a saúde, mas é fundamental ter em mente a necessidade de uma avaliação bioquímica a fim de determinar a real necessidade de suplementação, já que, quando não houver carência, também não há necessidade de suplementar.

Aqui vale destacar que, quando fornecido em excesso, o zinco pode interagir de forma negativa com outros minerais presentes no corpo, causando prejuízos para a saúde

Atletas, praticantes de atividades físicas de alto desempenho e pessoas com problemas de saúde ou imunológicos devem conversar com seu nutricionista a fim de avaliar a necessidade de suplementação.

Zinco: contraindicações

Zinco: contraindicações

Antes de indicar a suplementação com zinco ou qualquer outra substância, o nutricionista vai avaliar várias questões individuais, como o gênero, a idade, o histórico médico, os hábitos alimentares, a existência de problemas crônicos e/ou imunológicos, a rotina de treinos, entre outros aspectos.

É com base nessas informações que o profissional indica a sua dieta e eventual necessidade de suplementação. A princípio não existem contraindicações mais expressivas relacionadas à suplementação de zinco, entretanto, ela só deve ser feita quando houver real necessidade.

Zinco para melhorar a imunidade é na Growth Supplements!

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Além disso, se você é praticante de atividades físicas e tem estratégias específicas de resultados, pode aproveitar para conhecer o nosso whey protein, suplemento proteico de alta qualidade e recomendado por profissionais da área de saúde.

Vale destacar ainda que os clientes da Growth podem entrar em contato com o suporte profissional de nutricionistas da empresa, disponíveis para auxiliá-los em dúvidas relacionadas aos produtos.

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REFERÊNCIAS

SARNI, Roseli O.S et al. Micronutrientes e sistema imunológico, 2010.

CRUZ, Josilaine B. Fernandes. Uma revisão sobre o zinco, 2011.

PERES, Patricia Mende. Zinco, Imunidade, Nutrição e Exercício, 2006.

MAFRA, Denise. Importância do zinco na nutrição humana, 2004.

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