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O que é vitamina C?

O que é vitamina C?

O ácido ascórbico (AA), mais conhecido como vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel e termolábil, ou seja, que se dissolve na água, estando sujeita a alterações associadas a mudanças de temperatura.

O ser humano, por ser incapaz de sintetizar a vitamina C, deve ingeri-la por meio da alimentação. Em alguns casos, se a ingestão do AA não for suficiente na dieta alimentar, pode ser necessário realizar a suplementação.

Tomar vitamina C aumenta a imunidade; por outro lado, a sua deficiência pode trazer riscos para a saúde, deixando o organismo mais suscetível à ação de agentes infecciosos. As doses recomendadas podem variar de acordo com a dieta e as individualidades de cada paciente. Entretanto, a média gira em torno de 45 mg ao dia. Vale destacar que, em alguns casos específicos, incluindo indivíduos com infecções, tabagistas, grávidas e lactantes, por exemplo, a quantidade diária recomendada pode ser superior à média recomendada aos pacientes sem especificidades.

Também é importante destacar que a vitamina C previne o escorbuto – patologia aguda relacionada à carência de vitamina C, que se caracteriza pelo surgimento de sintomas como hemorragias e queda da resistência do organismo a infecções.

Para que serve vitamina C?

Para que serve vitamina C?

A vitamina C aumenta a imunidade, e esta é, sem dúvida, uma das características mais importantes quando se trata de analisar as funções do ácido ascórbico.

É por isso que, mesmo não sendo sintetizada pelo corpo, ela deve ser ingerida por meio da alimentação ou suplementação, uma vez que cumpre um papel fundamental para a manutenção e defesa do nosso organismo.

A imunidade é um assunto que vem sendo cada vez mais comentado, principalmente em razão do surgimento de novas formas virais graves. Os especialistas da área de saúde e nutrição destacam que um organismo saudável tem menor risco de sofrer com a ação de vírus e demais infecções, já que o sistema imunológico tem maior capacidade de defesa.

A vitamina C também participa na formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculos e colágeno dos ossos. Sua função antioxidante ajuda a proteger as células do corpo contra o efeito dos radicais livres, que são responsáveis pelo surgimento de doenças como carcinomas, doenças cardíacas, entre outras.

Vitamina C para imunidade

Vitamina C para imunidade

Entre as dúvidas mais comuns envolvendo defesa do organismo e alimentação estão questões como: a vitamina C aumenta a imunidade? Será que, ao tomar vitamina C, você pode melhorar a proteção do organismo? É necessário tomar vitamina C todo dia para aumentar a imunidade?

Como já destacamos, a vitamina C aumenta a imunidade, e isso é um fato comprovado em diversos estudos científicos. O nutriente, que tem propriedades antioxidantes, é encontrado especialmente em frutas e hortaliças, como laranja, limão, tangerina, frutas vermelhas, pimentão, repolho, brócolis e espinafre. A sua função antioxidante evita o dano oxidativo das células imunes.

Vitamina C com zinco: benefícios da combinação

Vitamina C com zinco: benefícios da combinação

A vitamina C não é o único nutriente que tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento da função imunológica. O zinco cumpre um papel igualmente importante no sistema imunológico humano. Mais de 85% do zinco presente no corpo encontra-se no músculo esquelético e nos ossos, enquanto, aproximadamente, 0,1% circula no plasma.

Quando se fala em ingestão de suplementos, a vitamina C combinada com zinco aumenta a imunidade do organismo, porque ambos possuem características que ajudam no funcionamento do sistema imunológico, combatendo agentes infecciosos.

Não é por acaso que muitos complexos vitamínicos reúnem os dois nutrientes, visando principalmente aumentar o potencial de proteção. Inclusive, em alguns casos, combinam outras vitaminas, para trazer resultados personalizados de acordo com os objetivos do paciente.

Como tomar vitamina C?

Como tomar vitamina C?

A forma de consumo do suplemento de vitamina C vai depender da apresentação. As vitaminas em cápsulas podem ser ingeridas com água ou sucos, enquanto as versões efervescentes devem ser diluídas em um copo com água. Neste caso, a quantidade de água vai depender da proporção do comprimido efervescente.

A posologia, ou seja, a quantidade a ser ingerida, deve ser determinada pelo médico e/ou nutricionista que acompanha o paciente.

Vitamina C: consumo em excesso

Vitamina C: consumo em excesso

A quantidade de vitamina C a ser ingerida deve levar em consideração as individualidades do paciente. Alguns efeitos adversos podem ser observados em alguns casos: dores de cabeça, tontura, náuseas, vômitos e rubor.

Há relatos que apontam para o surgimento de enxaquecas em pacientes que ingeriram doses diárias superiores a 6 g. Entretanto, é importante destacar que as necessidades devem ser avaliadas levando em consideração a rotina alimentar, os hábitos e as necessidades individuais.

Outros estudos apontam que a ingestão de quantidades excessivas de ácido ascórbico pode aumentar o risco de ocorrência de problemas como cálculos renais e excesso de ácido úrico.

Vitamina C: contraindicações

Vitamina C: contraindicações

De forma geral, qualquer pessoa saudável pode ingerir vitamina C. Ela já está presente na dieta e só deve ser suplementada se houver orientação profissional nesse sentido.

Entretanto, é importante salientar que, em alguns casos específicos, o seu uso deve ser controlado. Isso se aplica, por exemplo, a situações envolvendo pessoas portadoras de diabetes, em tratamento de terapia anticoagulante concomitante, em dieta alimentar com restrição de sódio e em pacientes com histórico recorrente de cálculos renais.

Assim, a suplementação da vitamina C é contraindicada em pacientes diabéticos, portadores de doenças hematológicas, bem como portadores de quadros que possam se agravar em razão da ingestão do ácido ascórbico.

Antes de ingerir qualquer suplemento, a orientação é buscar o suporte de um profissional da área de saúde.

Vitamina C é na Growth Supplements!

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

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