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O que é spirulina?

O que é spirulina?

A alga verde-azulada, que se tornou popular depois de ser usada como suplemento dietético pela NASA na alimentação de astronautas em missões espaciais, vem sendo cada vez mais utilizada como suplemento para a saúde.

A spirulina, ou Arthrospira, tem funções anti-inflamatórias e capacidade de modulação imunológica. Inúmeros estudos clínicos e científicos apontam a alga como alternativa benéfica no tratamento de doenças, tendo efeitos antivirais, antialérgicos e anticancerígenos.

O uso da spirulina para imunidade também vem sendo difundido entre os profissionais de saúde.

Para que serve a spirulina?

Para que serve a spirulina?

As funções antioxidantes, anti-inflamatórias e hiperlipidêmicas fazem com que a spirulina traga benefícios para a saúde cardiovascular.

Ela também demonstra ser eficaz no tratamento de alergias, anemia, doenças virais, hiperglicemia, imunodeficiências, processos inflamatórios e cancro.

Não é por acaso que ela vem sendo amplamente estudada como estratégia de tratamento em pacientes com doenças cardiovasculares, câncer, diabetes mellitus e até mesmo como alternativa na inibição da replicação do vírus HIV.

Seu uso também vem sendo estudado em pacientes obesos, nos quais a spirulina já apresentou resultados discretos na redução do peso corporal.

Outro efeito benéfico da spirulina é a sua capacidade de agir como ferramenta de estímulo na produção de anticorpos, fortalecendo a imunidade do organismo.

Spirulina para imunidade

Spirulina para imunidade

A administração de spirulina se mostra eficiente no fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos na área sugerem que a substância atua estimulando a produção de anticorpos pelo organismo.

Outro aspecto interessante destes estudos é que eles demonstram que a ingestão diária da substância apontou para a manutenção das funções celulares normais, o que, a longo prazo, poderia sinalizar a possibilidade de minimizar o risco do surgimento de doenças cancerígenas. Isso significa o fortalecimento do sistema imunológico com o aumento da resistência do organismo humano contra a ação de doenças.

Outro efeito positivo importante e que reflete no sistema imune é o aumento da viabilidade de microrganismos como os lactobacillus na flora intestinal, o que facilita a absorção de nutrientes e vitaminas pelo organismo.

Como tomar spirulina?

Como tomar spirulina?

A forma de consumo vai depender da apresentação. No mercado, é comum encontrar spirulina em pó, comprimidos ou cápsulas. O consumo das cápsulas e comprimidos é mais fácil, pois já tem a dosagem correta e a ingestão pode ser feita com água ou suco.

Se você optar pela opção em pó, é importante verificar antes da compra o aroma do produto, já que o odor característico da spirulina pode ser um fator que dificulte a sua ingestão em algumas situações.

Para ter as melhores orientações a respeito do consumo da spirulina, é recomendado consultar um profissional da área de nutrição, já que ele poderá avaliar as suas necessidades, indicando as doses diárias adequadas. O acompanhamento de um profissional é fundamental, já que as quantidades podem variar significativamente de uma pessoa para outra.

Spirulina: consumo em excesso

Spirulina: consumo em excesso

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a spirulina é uma substância segura para o consumo humano. Entretanto, o seu consumo em excesso pode trazer alguns efeitos colaterais como insônia e problemas gástricos.

Em pacientes com problemas de saúde preexistentes, é fundamental avaliar o caso individualmente antes de iniciar a ingestão de qualquer suplemento alimentar. Desta forma, a spirulina deve ser ingerida com cautela em pessoas com doenças, especialmente pacientes em tratamento com substratos das enzimas do citocromo P450.

Muito embora ela seja considerada totalmente segura em indivíduos saudáveis, é fundamental contar com o suporte de um profissional da área de saúde e nutrição.

Spirulina: contraindicações

Spirulina: contraindicações

A spirulina começou a ganhar destaque depois de inúmeros estudos apontando para os benefícios que ela traz para a saúde cardiovascular, da tireoide, anemia e até para o controle de peso.

Entretanto, é fundamental destacar que existem algumas contraindicações que devem ser levadas em consideração antes de iniciar o seu consumo. Por isso, mulheres gestantes e/ou lactantes, indivíduos com fenilcetonúria, crianças, indivíduos com problemas de tireoide, pessoas alérgicas a mariscos ou iodo, portadores de doenças autoimunes e em tratamento medicamentoso de forma contínua devem consultar um profissional antes de fazer uso da substância.

Os indivíduos saudáveis, assim como os portadores de qualquer patologia, só devem consumir spirulina com indicação de um médico ou nutricionista.

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

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