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O que é taurina?

O que é taurina?

A taurina é um aminoácido, sintetizado por meio do metabolismo dos aminoácidos metionina e cisteína, associados à vitamina B6.

Por ser produzida naturalmente pelo organismo, é encontrada em diversas partes do corpo, como sistema nervoso central, retina, leucócitos e em quantidades significativas no tecido muscular esquelético e cardíaco.

Entre os alimentos ricos em taurina estão frutos-do-mar (crustáceos, mexilhões e moluscos), carnes escuras de aves (frango e peru), pescada e leite materno.

Além disso, também é encontrada na forma de suplemento para suprir as necessidades de ingestão que não são atingidas por meio de uma alimentação balanceada.

Benefícios da taurina

Benefícios da taurina

Confira alguns exemplos de benefícios da taurina indicados em pesquisas, como na Revista Andaluza de Medicina del Deporte.

  • Atua como osmorreguladora.
  • Ajuda a regular a concentração de cálcio intracelular.
  • Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Age em favor do metabolismo de carboidratos e lipídico.
  • Desempenha papel importante no sistema nervoso central e cardiovascular.
  • Participa do processo de aumento da força de contração muscular.
Taurina ajuda no treino?

Taurina ajuda no treino?

A taurina pode ser uma aliada nos treinos, pois as suas propriedades são benéficas para o aumento da disponibilidade de glicose com maior produção de energia, estímulo à síntese proteica e à recuperação de glicogênio.

É importante esclarecer que a taurina não aumenta diretamente o desempenho de atletas e praticantes de atividade física. Isso porque a suplementação pode elevar a concentração de cálcio nas proteínas miofibrilares contráteis e, então, resultar no aumento da força de contração muscular, o que é favorável para maior resistência física e desempenho.

Taurina emagrece?

Taurina emagrece?

Por ser considerado um suplemento ergogênico, a taurina pode potencializar o emagrecimento para pessoas que praticam atividades físicas ao favorecer a manutenção da massa magra e oxidar a gordura.

Como tomar taurina?

Como tomar taurina?

A suplementação pode ser encontrada em taurina em pó ou cápsulas, e leva em média de uma hora a duas para ser digerida pelo organismo.

Portanto, a ingestão no pré-treino pode ajudar a proteger os músculos ao reduzir os níveis de fatores pró-inflamatórios.

Já no pós-treino, de acordo com pesquisas, a taurina, em conjunto com outros suplementos ricos em proteínas, como whey protein, pode auxiliar na prevenção de danos oxidativos, favorecer a captação de glicose pelas células hepáticas e musculares e otimizar a síntese proteica e o desempenho.

Quanto consumir de taurina por dia?

Quanto consumir de taurina por dia?

Até o momento, não existem recomendações de ingestão diária (RDA) de taurina, pois pode variar de acordo com as atividades realizadas. Por isso, é muito importante sempre consultar um(a) nutricionista para entender as necessidades atuais de cada rotina.

Riscos do consumo de taurina em excesso

Riscos do consumo de taurina em excesso

Não há comprovações científicas relevantes que indiquem riscos para o consumo de taurina, mas como todo suplemento, deve ser ingerido com orientação e acompanhamento médico, levando em consideração as particularidades de cada organismo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. AGNOL, Tatyana Dall'; SOUZA, Paulo Fernando Araújo de. Efeitos fisiológicos agudos da taurina contida em uma bebida energética em indivíduos fisicamente ativos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, p. 123-126, 2009. DOI https://doi.org/10.1590/S1517-86922009000200008. Acesso em: 30 jun. 2021.

2. CARVALHO, Flávia Giolo de. Efeitos da suplementação de taurina ou flavonóides de cacau associado à achocolatado sobre a composição corporal, metabolismo de carboidratos e proteínas, desempenho físico, dano muscular e estresse oxidativo em atletas. UNESP, 2015. Acesso em: 30 jun. 2021.

3. CHESNEY, R. W. Taurine: its biological role and clinical implications. Advances in pediatrics, v. 32, p. 1-42, 1985. Acesso em: 30 jun. 2021.

4. PEREIRA, J. C. et al. Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, v. 5, n. 4, p. 156-162, 2012. Acesso em: 30 jun. 2021.

5. RIPPS, Harris; SHEN, Wen. taurine: a “very essential” amino acid. Molecular vision, v. 18, p. 2673, 2012. Acesso em: 30 jun. 2021.

6. SCHAFFER, Stephen; KIM, Ha Won. Effects and mechanisms of taurine as a therapeutic agent. Biomolecules & therapeutics, v. 26, n. 3, p. 225, 2018. DOI https://doi.org/10.4062/biomolther.2017.251. Acesso em: 30 jun. 2021.