ITENS NO CARRINHO (0)
Carrinho vazio
Seu carrinho está vazio Navegue agora pelas categorias de nossa loja e escolha os produtos desejados para adicionar em seu carrinho de compras
Growth
User
Fale Conosco
Clique aqui
o que é pos treino

Você sabe o que é pós treino? Essa é uma das partes mais importantes quando falamos em treinos e exercícios físicos. Levando em consideração que é por meio da alimentação que nosso corpo absorve grande parte dos nutrientes necessários para se manter saudável, o pós treino é essencial para uma boa saúde.

Auxiliando na recuperação do organismo após praticar exercícios físicos, a alimentação do pós treino também contribui para repor o estoque de energia do corpo e para a prevenção de perda indesejada de massa muscular¹. Confira agora mais informações sobre o pós treino aqui na Growth Supplements e adquira os melhores suplementos.

Porque fazer um Pós Treino?

Porque fazer um Pós Treino?

Fazer um pós treino é importante porque, após a prática de exercícios físicos, se não é feita uma alimentação adequada, é possível que o corpo use massa muscular para repor a energia que foi gasta. Assim, é imprescindível que exista uma rotina de alimentação no pós treino.

Os primeiros 30 minutos são os mais importantes para consumir algum carboidrato que contribua para a reposição de energia no organismo. Porém, as duas primeiras horas também são importantes para que seja feita uma alimentação balanceada que previna a queda dos níveis de glicose no sangue, por exemplo, especialmente quando não é realizado um pré treino.

Benefícios de fazer um pós-treino

Benefícios de fazer um pós-treino

Confira alguns benefícios oferecidos pelas opções de pós-treino.

  • Ajuda a repor os nutrientes necessários, esgotados durante os exercícios físicos.
  • Potencializa a recuperação do organismo, o que contribui para a melhora do desempenho físico nas próximas atividades.
  • Previne o surgimento de complicações, como cãibras e fadiga.
  • Reduz o tempo de recuperação do exercício.
  • Mantém o corpo saudável, favorecendo a redução de gordura corporal ou o ganho de massa muscular.
O que fazer no pós-treino?

O que fazer no pós-treino?

Existem diversas opções de recuperação pós-treino que devem ser avaliadas individualmente, levando em consideração duração, intensidade, frequência e objetivo da rotina de treino.

Isso porque não existe uma fórmula que seja igual para todas as pessoas; contudo, algumas medidas podem ajudar durante esse período. A principal delas é manter uma estratégia nutricional, com uma dieta equilibrada, ingerindo alimentos saudáveis. Caso não demande a necessidade do pós treino através dos alimentos, a estratégia em utilizar os suplementos torna-se muito bem vinda.

Para dor muscular, são indicados repousos, recuperação ativa (com exercício leve para a fase de recuperação), contraste, massagens, entre outros.

Segundo a nutricionista Adriana Azank, da Florien, também é necessário manter a atenção a outros fatores que prejudicam a recuperação pós-treino, como a falta de sono e a prática de exercícios sem pausa (overtraining).

Qual é a importância do pós-treino?

Qual é a importância do pós-treino?

Para qualquer pessoa que pratica atividade física ou esporte, é essencial entender o que é pós-treino e quais são os seus benefícios.

Como já diz o nome, o pós-treino é uma fase de recuperação após os exercícios físicos, sendo tão importante quanto o pré-treino por contribuir na prevenção de lesões.

As fases de recuperação são divididas em três partes: a primeira, na qual o organismo tenta restaurar os depósitos de substratos utilizados, eliminando os metabólitos e restaurando o sistema nervoso, estrutural dos músculos, entre outros; a segunda, com a restauração e melhora do estado prévio; e a terceira, com a estabilização de um novo estado de forma física.

O que comer no pós-treino?

O que comer no pós-treino?

O tempo de recuperação pós-treino depende de diversos fatores, como condição física, volume e intensidade do exercícios, além da alimentação, que é a responsável por repor os nutrientes no organismo.

Entender o que comer pós-treino para não prejudicar o corpo é fundamental, uma vez que, ao ingerir fontes nutricionais que alcançam a ressíntese do glicogênio muscular e hepático, fará com que a massa muscular seja preservada.

O cardápio pode ser variado, com alimentos e suplementos ricos em carboidrato (dextrose, aveia, inhame, etc.), proteína ( whey protein, whey protein isolado, creatina, ovo, carne, etc.), aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e antioxidantes (vitamina C).

A combinação de carboidratos com proteínas, por exemplo, pode ajudar na proteção contra lesões musculares e recuperação muscular.

Outros suplementos também podem ajudar a manter o atleta ou praticante saudável, como a vitamina D, que possui propriedades anti-inflamatórias e reguladoras do sistema imunológico e cardiovascular.

Fique atento também para a hidratação, pois, durante o exercício, ocorre a perda de água, e, portanto, é recomendado ingerir quantidades de água significativas á sua demanda e necessidade, para assim eliminar as toxinas do corpo e prevenir a desidratação.

Quanto tempo depois devo fazer as refeições pós-treino?

Quanto tempo depois devo fazer as refeições pós-treino?

Segundo a nutricionista Maiara Cristina de Lima, da Revista Nutrição UFSC, o tempo de refeição pós-treino pode ser diferente para cada objetivo.

Para exercícios aeróbicos e anaeróbicos, por exemplo, pode-se consumir carboidratos simples, como a dextrose, até, no máximo, 30 minutos após os exercícios, e, após esse período, deve-se fazer uma refeição completa, com carboidratos e proteínas.

Já no pós-treino para ganho de massa muscular (hipertrofia) deve-se consumir carboidratos simples em até 15 minutos, e, em seguida, de 15 a 30 minutos depois, ingerir carboidratos e fontes de proteínas de rápida absorção, como ovo, peixe e suplementos.

Agora, se o seu objetivo é emagrecer, a nutricionista indica uma refeição rica em carboidratos complexos, proteínas e fibras, com intervalo de uma hora a uma hora e meia após os exercícios.

Além disso, de acordo com o estudo publicado pela Revista da Educação Física/UEM, para garantir a recuperação de glicogênio muscular e hepático, é preciso ingerir quantidades elevadas ao longo de quatro a seis horas após os exercícios. Contudo, deve ser avaliado por cada nutricionista, seguindo as necessidades individuais.

Quais alimentos evitar no pós-treino?

Quais alimentos evitar no pós-treino?

O ideal é manter uma dieta saudável, com o consumo moderado de alimentos e suplementos de qualidade, que ajudam na recuperação logo após os exercícios. Dessa maneira, deve-se evitar alimentos processados e ultraprocessados, como refrigerantes, doces, embutidos, frituras e salgadinhos.

Quais os suplementos ideais para o Pós Treino?

Quais os suplementos ideais para o Pós Treino?

Whey protein e whey protein isolado são alguns dos principais suplementos que podem ser consumidos no pós treino. Além deles, o BCAA², também exerce um papel muito importante nesse momento, já que todos eles contribuem para a reposição de nutrientes no corpo, previnem a perda de massa muscular e auxiliam na recuperação do tecido e da massa muscular², podendo ajudar até mesmo no desenvolvimento da hipertrofia.

Encontre os melhores produtos para seu Pós Treino aqui na Growth Supplements!

Encontre os melhores produtos para seu Pós Treino aqui na Growth Supplements!

Somente aqui, na Growth Supplements, você encontra os melhores suplementos para a realização de um pós treino eficaz. Além dos que foram citados anteriormente, creatina, vitamina D, proteínas e aminoácidos também são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Após se tornar um cliente Growth Supplements, você possui acesso exclusivo ao atendimento de nutricionistas disponíveis 24 horas por dia. Dessa forma, é possível garantir o melhor para sua saúde e que todos os nutrientes necessários sejam absorvidos pelo seu organismo da melhor maneira possível. Venha já para a Growth Supplements e tenha um pós treino potente!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. https://www.einstein.br/noticias/noticia/importancia-da-alimentacao-pre-e-pos-treinos

2. https://www.gsuplementos.com.br/pos-treino

3. AZANK, Adriana. Pós-treino: Como se recuperar mais rápido para o treino de amanhã. Florien, [s. d.]. Acesso em: 8 ago. 2021.

4. CASTRO, Luiz Claudio Gonçalves de. O sistema endocrinológico vitamina D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 55, p. 566-575, 2011. DOI https://doi.org/10.1590/S0004-27302011000800010. Acesso em: 8 ago. 2021.

5. LIA, Vivian Elizabeth. Importância da alimentação pré e pós-treinos. Einstein, [s. l.], 29 jun. 2019. Acesso em: 8 ago. 2021.

6. LIMA, Maiara Cristina de. Alimentação adequada para cada tipo de treino - o que ingerir no pré e pós treino, quais os melhores horários para as refeições e quais alimentos evitar?. Revista Nutrição UFSC, [s. l.], 2 ago. 2020. Acesso em: 8 ago. 2021.

7. OLIVEIRA, Romário Araujo. Efeitos de uma dieta rica em carboidratos na hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 8, n. 47, 2014. Acesso em: 8 ago. 2021.

8. SILVA, Luan Pinho Ortiz da; OLIVEIRA, Mariana Fernandes Mendes de; CAPUTO, Fabrizio. Métodos de recuperação pós-exercício. Revista da Educação Física/UEM, v. 24, p. 489-508, 2013. Acesso em: 8 ago. 2021.

9. SILVA, Paula Duarte da. Consumo Alimentar dos Praticantes de Musculação no Pré e Pós-Treino. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, ed. 06, v. 06, p. 108-122, Junho de 2018. ISSN:2448-0959. Acesso em: 8 ago. 2021.

Nenhum produto encontrado