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O que é L-Carnitina?

O que é L-Carnitina?

A L-Carnitina é uma amina quaternária produzida pelo organismo, com principal formação nos rins, fígado e cérebro, a partir de dois aminoácidos essenciais: lisina e metionina. A sua produção tem a presença de niacina, ferro, ácido ascórbico e vitamina B6 e B12, sendo encontrada em maior concentração na musculatura cardíaca e esquelética.

A melhor fonte do nutriente em alimentos é encontrada na carne, mas pode ser extraída também de outros alimentos de origem animal ou vegetal, como o abacate e a soja.

Já a suplementação de L-Carnitina é ideal para suprir a baixa ingestão de alimentos ricos no nutriente, ajudando no fornecimento de energia para atividades do dia a dia e na rotina e recuperação dos treinos.

Benefícios da L-Carnitina

Benefícios da L-Carnitina

Confira a seguir alguns resultados positivos da L-Carnitina.

  • Fornece energia para o corpo;
  • Possui propriedades antioxidantes;
  • Apresenta melhoras na oxigenação do sangue;
  • Aumenta a resistência do sistema imunológico;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Atua como cofator essencial no metabolismo dos ácidos graxos;
  • Ajuda no processo de queima de gordura e ganho de massa magra;
  • Reduz a lesão muscular e ajuda na recuperação pós-treino.
Para que serve a L-Carnitina?

Para que serve a L-Carnitina?

A L-Carnitina funciona como um dos suplementos que pode oferecer o aumento da energia para o corpo durante a rotina diária e de treinos. Ela serve como auxiliar na suplementação de adultos, praticantes ou não de atividades físicas, e idosos, contribuindo para o cuidado da saúde e a melhora na qualidade de vida.

Função da L-Carnitina no organismo

Função da L-Carnitina no organismo

A principal função da amina carnitina é realizar o transporte dos ácidos graxos para as mitocôndrias das células e transformá-los em energia para os músculos, especialmente o cardíaco e esquelético, tendo como tarefa a manutenção do metabolismo energético de todas as células do organismo.

L-Carnitina auxilia no emagrecimento?

L-Carnitina auxilia no emagrecimento?

De maneira indireta, a L-Carnitina pode auxiliar no emagrecimento saudável, por atuar como agente ergogênico no metabolismo lipídico. Ou seja, demonstra papel importante na redução da taxa de gordura corporal e na estimulação da circulação sanguínea, ao fornecer energia para os músculos.

Contudo, para obter melhores resultados é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir L-Carnitina?

Como consumir L-Carnitina?

Existem diferentes maneiras de consumir o suplemento, como L-Carnitina líquida, L-Carnitina cápsula e L-Carnitina em pó – sendo a mesma substância e os mesmos resultados para todas as fórmulas, atenção apenas à concentração de carnitina presente em cada produto comercial –, além de ter a possibilidade de ser ingerida com outros suplementos (como termogênico), em dose única ou fracionada, de acordo com as orientações e avaliações individuais de cada organismo.

Melhor horário para consumir L-Carnitina

Melhor horário para consumir L-Carnitina

O horário de consumo de L-Carnitina pode variar, de acordo com as recomendações de cada nutricionista e os horários das suas refeições, que obtêm melhor absorção do nutriente.

Para quem é recomendado o consumo de L-Carnitina?

Para quem é recomendado o consumo de L-Carnitina?

Qualquer pessoa, a partir de 19 anos, pode consumir a carnitina e manter o sistema imunológico mais protegido, garantindo energia nas tarefas diárias e durante os treinos.

Contraindicações da L-Carnitina

Contraindicações da L-Carnitina

A suplementação de L-Carnitina é considerada segura e não apresenta contraindicações para pessoas saudáveis, desde que seja avaliada a quantidade ideal de consumo.

Pessoas com nível baixo de Índice de Massa Corpórea (IMC), graves doenças renais e diabéticos (usuários de insulina), além de gestantes e lactantes não devem consumir.

Riscos de consumo de L-Carnitina em excesso

Riscos de consumo de L-Carnitina em excesso

A carnitina deve ser ingerida de maneira moderada, pois o excesso da substância pode causar odor corporal e transtornos gastrintestinais leves, como cólica abdominal, náusea, diarreia e vômitos. Busque sempre orientação e acompanhamento médico durante o uso.

REFERÊNCIAS

L CARNITINA - TABELA NUTRICIONAL:

Informações Nutricionais L-Carnitina
Porção: 2 gramas
Conteúdo: 200 gramas
Quantidade por Porção % IDR *
L-Carnitina 2000mg *

Contra indicações/ Efeitos adversos: Transtornos gastrointestinais, leves como náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia. Miastenia leve em pacientes urêmicos. Pode ocorrer odor corporal, que pode ser eliminado reduzindo a dose.

Este produto facilmente empedra, trata-se de uma característica natural do produto, independente do produto ficar em exposição à umidade, ar ou qualquer ambiente. Esta situação não tem relação com a sanidade ou valor nutricional.

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