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Se você está procurando uma boa dieta para secar gordura, nós estamos prontos para te mostrar algumas opções. Existem muitas informações desencontradas internet afora, e, portanto, uma fonte de confiança para se informar é algo fundamental para conhecer mais sobre dietas, alimentação e atividades físicas.

Quando o assunto em questão é a dieta para queimar gordura, existem muitas possibilidades. No entanto, nem todas são realmente boas opções para você seguir.

Antes de você decidir seguir alguma dieta, é necessário um alerta: não caia na tentação das dietas milagrosas. Dietas que prometem emagrecimento rápido podem ser nocivas para a saúde do corpo. Além disso, você pode até emagrecer rapidamente, mas as chances de passar pelo "efeito sanfona" – emagrecer depressa e recuperar o peso perdido mais rápido ainda – são grandes.

Se você realmente deseja seguir uma dieta para secar gordura corporal, o mais recomendado é, além de contar com fontes de informação confiáveis, buscar a orientação de um nutricionista. Somente esse profissional poderá, a partir de consulta e exames, indicar uma dieta personalizada, que atenda às suas necessidades específicas de emagrecimento e queima de gordura.

A dieta low carb, como o próprio nome sugere, é uma dieta focada no baixo consumo de carboidratos. Nela, além de consumir vegetais em abundância, proteínas como peixes, carnes e aves, você pode consumir laticínios.

Antes de começar uma dieta low carb é importante entender os seus objetivos e necessidades, realizando uma consulta com o profissional da área de nutrição, que poderá estabelecer a melhor estratégia de acordo com as suas individualidades.

DIETA CETOGÊNICA

DIETA CETOGÊNICA

Entre as dietas para secar gordura corporal, a dieta cetogênica é uma das mais famosas. Você também já pode ter ouvido falar a respeito dela com outros nomes, como dieta das proteínas ou, então, dieta low carb.

O fato é que ela não é uma opção interessante de dieta para secar gordura. Ela funciona por meio da cetose, processo em que ocorre uma queima de gordura induzida pelo corte radical na ingestão de carboidratos.

Essa gordura é queimada para servir de energia para o corpo, pois ele não conta com quantidade suficiente de carboidratos para produzir glicose – a fonte primária de energia para o organismo.

DIETA PALEOLÍTICA

DIETA PALEOLÍTICA

A proposta da dieta paleolítica é ser uma adaptação moderna da alimentação praticada pelos seres humanos durante o Período Paleolítico (fase pré-histórica que durou até cerca de 10.000 a.C.).

A subsistência de nossos antepassados consistia na ingestão exclusiva de carnes, frutas, vegetais e sementes – alimentos que eram obtidos na natureza, por meio da caça e da coleta. Sendo assim, a dieta paleolítica é rica em proteínas e gorduras não saturadas, com baixas quantidades de carboidrato.

O grande diferencial desta dieta para secar gordura é que, ao emular a alimentação paleolítica, ela exclui do cardápio alimentos processados e industrializados. Segundo os adeptos desta dieta, esses alimentos representam as principais causas do desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

Alimentos para secar gordura

Alimentos que ajudam a secar gordura

Se o seu objetivo é encontrar uma dieta para secar gordura, o primeiro passo é observar os alimentos que compõem a sua rotina.

A dieta para secar gordura corporal está baseada em dois pilares: alimentação e atividade física. O acúmulo de tecido adiposo no corpo está diretamente relacionado a um aporte calórico excessivo e superior às necessidades corporais. Ou seja, se consome muito “combustível” em relação ao gasto energético.

Isso pode estar associado ao estilo de vida, alimentação, aspectos sociológicos, metabólicos, hereditários e até mesmo à existência de patologias. Por isso, é fundamental buscar o suporte de um profissional da área de nutrição e saúde.

De acordo com os especialistas da área de nutrição, uma dieta voltada para quem quer perder barriga, ou secar a gordura corporal como um todo, deve ser composta por alimentos termogênicos, como pimenta vermelha, café, gengibre, guaraná, chá verde e água gelada.

Além deles, alimentos como aveia, arroz integral e peixe podem compor a estratégia alimentar. Confira a seguir uma lista com outros alimentos que podem fazer parte do seu dia a dia durante uma dieta para secar gordura:

  • produtos que contém Ácido Linolêico Conjugado (carnes bovinas, de peru e alguns laticínios);

  • vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve);

  • mostarda;

  • aspargos;

  • laranja;

  • kiwi;

  • vinagre de maçã;

  • linhaça.

O que evitar na dieta para secar gordura?

O que evitar na dieta para secar gordura?

A qualidade dos alimentos que você consome é tão importante quanto a quantidade. Comer melhor vai ajudar na sua dieta para secar gordura. Por isso, selecionamos alguns alimentos que você deve evitar durante uma dieta para secar gordura. Confira quais são eles:

  • açúcar;

  • macarrão instantâneo;

  • barra de cereal;

  • refrigerante;

  • sucos industrializados;

  • alimentos produzidos com farinhas brancas;

  • biscoitos recheados;

  • sorvetes;

  • pizza;

  • carnes processadas;

  • bebidas alcoólicas;

  • café com açúcar.

Vale lembrar que esses alimentos não precisam ser totalmente excluídos da sua dieta. No entanto, não costumam ser recomendados em uma dieta para perder barriga ou secar gordura. Converse com o seu nutricionista, entenda qual é o melhor cardápio de acordo com as suas necessidades e estruture uma alimentação adequada aos seus objetivos.

Como montar cardápio da dieta para secar gordura

Como montar cardápio da dieta para secar gordura

O cardápio deve respeitar os seus objetivos pessoais e a rotina de vida. Se a sua alimentação é feita principalmente em casa, fica mais fácil montar um cardápio. Entretanto, mesmo para quem se alimenta em restaurantes, é possível criar hábitos alinhados com um objetivo.

Ao montar o seu cardápio, lembre-se de levar em consideração as duas dicas anteriores, com os alimentos que ajudam a secar gordura e os alimentos que devem ser evitados. Além disso, substitua doces por frutas secas e consuma, pelo menos, três frutas ao dia, preferencialmente com casca (quando for possível). As frutas devem ser consumidas preferencialmente in natura, e as cascas, reaproveitadas (quando não forem consumidas). Outra dica interessante que você deve considerar ao montar o seu cardápio diz respeito aos vegetais e verduras. Sempre que possível, opte pelo seu consumo in natura.

Substitua alimentos refinados por versões integrais, adicionando farelos de aveia, trigo ou arroz em seus preparos. Também esteja atento ao consumo de água, mantenha seu corpo sempre bem hidratado.

Por fim, a estruturação do cardápio deve levar em consideração a região onde você mora, a disponibilidade de certos alimentos, a eventual necessidade de suplementação e as suas características biológicas. Converse com o seu nutricionista para montar um cardápio personalizado de acordo com as suas particularidades.

Dicas de como melhorar o metabolismo com hábitos saudáveis

Dicas de como melhorar o metabolismo com hábitos saudáveis

O seu metabolismo tem uma participação importante no processo de redução da gordura corporal. Nesse sentido, melhorar o metabolismo com hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença durante uma dieta para secar gordura. A seguir, separamos algumas dicas de especialistas sobre o assunto. Confira:

  • elimine ou reduza significativamente o consumo de açúcares;

  • elimine ou reduza consideravelmente a ingestão de massas e gorduras;

  • na elaboração do cardápio, opte por gorduras boas (castanhas, abacate, etc.);

  • aumente a ingestão de verduras, inclusive verduras escuras e frutas;

  • mastigue e saboreie os alimentos, ou seja, não coma com pressa;

  • evite distrações quando está se alimentando;

  • monte seus lanches em casa e evite fazer lanches na rua;

  • ingira fibras todos os dias;

  • alimente-se com uma frequência regular;

  • acrescente proteínas na sua dieta.

É possível secar gordura e ganhar massa muscular?

É possível secar gordura e ganhar massa muscular?

A resposta é sim! Se você está começando uma dieta para secar gordura, mas também deseja aumentar a massa muscular, saiba que é possível combinar as duas estratégias.

De acordo com diversos estudos, tanto indivíduos obesos, como treinados, podem experimentar a recomposição corporal.

O planejamento da dieta e do treino podem influenciar na perda de gordura e na magnitude do ganho de massa muscular. Para isso, além do treinamento, é fundamental estabelecer estratégias dietéticas específicas.

Outros pontos que devem ser observados são: eventual existência de problemas de saúde, aspectos hormonais, metabolismo e qualidade do sono.

Melhores exercícios para secar gordura

Melhores exercícios para secar gordura

Como você pode ver, a dieta é essencial para secar gordura. Porém, sozinha, ela não é suficiente para atingir os melhores resultados.

O exercício físico participa ativamente em reações favoráveis à diminuição do percentual de gordura. Isso ocorre porque as atividades físicas aumentam o gasto de energia, reduzem a perda de massa magra e contribuem ainda para a regulação e manutenção da taxa metabólica de repouso.

CONTE COM A GROWTH PARA TE AUXILIAR EM SUA DIETA!

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Gostou de saber mais sobre dietas para secar gordura? Aqui, você também encontra conteúdos especializados sobre diversos temas envolvendo saúde, alimentação e treinos físicos, como artigos sobre bulking e cutting.

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

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10 Alimentos que você deve evitar para emagrecer com saúde. Nutricionista Tainá Carvalho, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JQh84bgS5VI, acesso em 01.02.21 às 15h.

FARIA, Carolina - Alimentos funcionais no metabolismo e emagrecimento, disponível em: https://nutricionistacarolfaria.com.br/alimentos-funcionais-que-ajudam-na-melhora-do-metabolismo-e-no-emagrecimento/, acesso em 01.02.21 às 15h

Como combater a celulite através da alimentação? Nutricionista Natália Marques, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ka5mq652SYw, acesso em 01.02.21 às 15h30m.

6 dicas para reeducação alimentar. Nutricionista Patricia Leite, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KJetV1O4PIY, acesso em 01.02.21 às 15h30m.

PEDROSA, Rogério Graça; DONATO JUNIOR, José; TIRAPEGUI, Julio - Dieta rica em proteína na redução do peso corporal, 2009.

Barakat, Christopher MS, ATC, CISSN; Pearson, Jeremy MS; Escalante, Guillermo DSc, MBA, ATC, CSCS, CISSN; Campbell, Bill PhD, CSCS, FISSN; De Souza, Eduardo O. PhD - Body Recomposition: Can Trained Individuals Build Muscle and Lose Fat at the Same Time?, 2020.

CAVALCANTI, Everton de Albuquerque - Exercício físico e dieta na redução do percentual de gordura corporal, 2011.

GRAHL, Gracieli; NOAMANN, Jahn Thobias; NUNES, Renan Hartmann; FLORES, Lucinar Jupir Forner - Efeitos do treinamento resistido na redução do percentual de gordura corporal em adultos: uma revisão de literatura, 2013.

SILVA, Michel Santos - Efeitos do Treinamento Intervalado na Redução da Gordura Corporal em Mulheres Adultas, 2004.

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