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O que é Whey Protein?

O QUE É WHEY PROTEIN?

O whey protein é um suplemento proteico fabricado a partir das proteínas do soro do leite. Destaque entre os praticantes de atividades físicas, ele oferece uma série de efeitos positivos que são sentidos em diversos aspectos, seja no resultado dos treinos ou na prevenção de doenças e na melhora da saúde. Isso porque, entre diversos efeitos positivos do whey protein, benefícios e vantagens, o produto apresenta alto valor nutricional conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais e está relacionado a prevenção de doenças, qualidade de vida e bem-estar em diversas idades.

WHEY PROTEIN ISOLADO

WHEY PROTEIN ISOLADO

A versão isolada é considerada a forma mais pura de whey protein existente atualmente. Esse produto contém alta concentração de proteínas, que varia entre 90% e 95%, e teor mínimo de gorduras e lactose.

WHEY PROTEIN CONCENTRADO

WHEY PROTEIN CONCENTRADO

O whey protein concentrado é a versão menos processada, que costuma ser empregada nas barrinhas de proteínas. Seu teor proteico varia entre 25% e 89% e, além disso, há ainda cerca de 4% a 8% de lactose, gordura e minerais. O concentrado é o tipo de whey protein que possui melhor sabor, característica associada justamente à presença de gorduras e lactose.

Whey Protein Hidrolisado

WHEY PROTEIN HIDROLISADO

O whey protein hidrolisado é a versão composta da fração isolada e concentrada. Esse tipo de whey protein passa pelo processo de hidrólise, no qual as proteínas são pré-digeridas. Dessa forma, o produto final apresenta rápida absorção e baixo potencial alergênico, sendo possível evitar alguns tipos de alergia, como reações à betalactoglobulina.

BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN

BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN

Conheça alguns benefícios do whey protein de acordo com pesquisas relacionadas.

  • Possui rápida digestibilidade e absorção intestinal;
  • Fornece energia;
  • Age no sistema imunológico;
  • Atua como antioxidante e aumenta a concentração de insulina plasmática para melhor captação dos nutrientes para o interior da célula muscular;
  • As concentrações de aminoácidos, como leucina, ajudam a estimular a síntese proteica e favorecem a recuperação muscular.
WHEY PROTEIN NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

WHEY PROTEIN NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

A vantagem do whey protein sobre o ganho de massa muscular está relacionada ao perfil de aminoácidos, principalmente de leucina, que tem sido associada à síntese proteica. Além disso, a rápida absorção intestinal desse produto, que promove elevação nas concentrações de aminoácidos no plasma, e a sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como a insulina, são outros fatores que demonstram os efeitos do whey protein sobre o ganho de massa muscular.

WHEY PROTEIN NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL

WHEY PROTEIN NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL

Uma das características do whey protein que favorece o processo de redução da gordura corporal é o seu teor de cálcio. Quando aumentado na dieta, esse mineral reduz as concentrações de hormônios calcitrópicos, que, quando elevadas, estimulam a transferência de cálcio para os adipócitos, células que armazenam gordura. Portanto, por meio do consumo de whey protein, é possível reduzir a deposição de gordura corporal.

PARA QUE SERVE WHEY PROTEIN?

PARA QUE SERVE WHEY PROTEIN?

As proteínas do soro do leite ou whey protein possuem alto valor biológico com aminoácidos que promovem inúmeras funções no organismo.

Whey protein possui alto teor de cálcio, que pode auxiliar no aumento da densidade óssea. O suplemento também ajuda no processo de emagrecimento saudável, pois a combinação com exercícios físicos pode reduzir gordura corporal e preservar a massa muscular durante a perda de peso.

WHEY PROTEIN NO COMBATE À FADIGA MUSCULAR

WHEY PROTEIN NO COMBATE À FADIGA MUSCULAR

O whey protein é capaz de amenizar o processo de fadiga, que gera estresse oxidativo no organismo. Isso porque as proteínas do soro do leite apresentam propriedade capaz de aumentar a resposta imune por meio de uma maior produção de glutationa celular, que tem como função metabólica ser antioxidante, atuando no combate aos efeitos deletérios de radicais livres.

WHEY PROTEIN EMAGRECE?

WHEY PROTEIN EMAGRECE?

O whey protein ajuda indiretamente no emagrecimento. Isso porque as proteínas do soro do leite, quando consumidas cerca de 90 minutos antes das refeições, auxiliam na redução significativa do apetite, colaborando para a diminuição da ingestão energética e o aumento da saciedade. No entanto, não utilize esse produto como substituto de uma refeição. É importante lembrar que a perda de peso é resultado de uma série de fatores e, além de manter uma dieta equilibrada e uma rotina de treinos, é indispensável realizar uma avaliação nutricional.

Como tomar whey protein?

COMO TOMAR WHEY PROTEIN?

O whey protein pode ser consumido com bebidas de sua preferência ou indicadas por um(a) nutricionista, que avalie os melhores horários da sua rotina e leve em consideração o seu objetivo, seja ele para hipertrofia ou emagrecimento.

Além disso, os benefícios do whey protein podem ser encontrados em diferentes tipos do suplemento, como whey protein isolado e whey protein hidrolisado.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE WHEY PROTEIN?

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE WHEY PROTEIN?

De acordo com o estudo publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a dosagem pode variar para cada tipo de atividade física e modalidade esportiva, sendo 1,8 g por peso corporal ao dia para atletas que visam à hipertrofia muscular e 0,8 g para pessoas sedentárias.

Quanto tomar por dia?

Quanto tomar por dia?

O whey protein pode ser ingerido em diversas quantidades, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Os valores podem variar de, no máximo, 0,8 g/kg ao dia, para pessoas sedentárias que precisam repor os nutrientes no organismo, até 1,8 g, para atletas com foco em hipertrofia. Lembre-se de consultar um(a) nutricionista e um treinador físico para evitar o consumo em excesso.

Quando tomar whey protein?

Quando tomar whey protein?

Assim como a albumina, o whey protein faz parte da dieta pós-treino e auxilia no processo de hipertrofia, devido à sua rápida absorção e promoção da reconstrução muscular. Com isso, segundo estudos, quanto menor for o intervalo após os exercícios, melhores serão os resultados.

WHEY ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

WHEY ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

O melhor horário para tomar whey protein é logo após os exercícios, já que é um dos suplementos que possui rápida absorção e promove a reconstrução muscular no período em que o efeito de fortalecimento muscular é mais intenso.

Além disso, estudos como das revistas Nutrição e EFDeportes demonstram melhores resultados favoráveis quando ingerido em um intervalo menor no pós-treino.

Consulte sempre o(a) nutricionista para entender os melhores horários de acordo com a sua rotina e adicionar também outros suplementos para potencializar o desempenho.

PARA QUEM É INDICADO?

PARA QUEM É INDICADO?

O whey protein é indicado principalmente para praticantes de atividade física e atletas, que necessitam complementar a alimentação de acordo com as demandas do treino. Mas também pode ser consumido por pessoas sedentárias, desde que se tenha a orientação nutricional para suprir a quantidade necessária de nutrientes no organismo.

Segundo estudos, o suplemento pode apresentar contra indicações (intolerantes a lactose ou proteína do leite) e efeitos colaterais , por conta disso o recomendado é sempre consultar um profissional nutricionista para que ele possa avaliá-lo e então prescrever o suplemento correto.

Whey protein: preço

Whey protein: preço

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WHEY PROTEIN: MÁXIMA QUALIDADE É NA GROWTH SUPPLEMENTS

WHEY PROTEIN: MÁXIMA QUALIDADE É NA GROWTH SUPPLEMENTS

Querido entre os atletas, o whey protein é um produto de alta qualidade que oferece diversos benefícios para os praticantes de atividades físicas. Navegue pelo nosso catálogo e encontre diversas opções de suplementos, incluindo outras proteínas, como a albumina. Nossos produtos são 100% autênticos e oferecem excelente custo/benefício para você investir em uma vida mais saudável!

Referências:

1. ANAIS VI JOIN / BRASIL - PORTUGAL, 2019. WHEY PROTEIN: USOS E BENEFÍCIOS DO SUPLEMENTO ALIMENTAR PROTEICO PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA - UMA REVISÃO DE LITERATURA. [...]. [S. l.: s. n.], 04 set. 2019. Acesso em: 6 ago. 2021.

2. ASSIS, Rebeca Meirelles de Araújo. Efeitos da suplementação com Whey Protein no anabolismo proteico e na hipertrofia muscular em praticantes de atividade física: uma revisão sistemática. Acesso em: 6 ago. 2021.

3. CORREA, C. H. F. A.; NUNES, G. A. Efeitos metabólicos na suplementação de whey protein na musculação. EFDeportes. Revista Digital. Buenos Aires. Ano, v. 17. Acesso em: 6 ago. 2021.

4. HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, v. 19, p. 479-488, 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000400007. Acesso em: 6 ago. 2021.

5. IWATA, Jéssica Santos. SUPLEMENTAÇÃO DE WHEY PROTEIN, BCAA E CREATINA PARA O AUMENTO DA MASSA MUSCULAR EM PRATICANTES DE TREINO DE FORÇA. 2019. Acesso em: 6 ago. 2021.

6. MAXIMIANO, Cíntia Monteiro Bastos Fayer; SANTOS, Lana Claudinez. Consumo de suplementos por praticantes de atividade física em academias de ginásticas da cidade de Sete Lagoas-MG. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 61, p. 93-101, 2017. Acesso em 6 ago. 2021.

7. REBELO, Rachel Soares Macedo. Efeitos da Suplementação com Whey Protein e da Prática de Exercícios Físicos no Músculo Esquelético de Idosos: uma Revisão da Literatura. 2021. Acesso em: 6 ago. 2021.

8. SAUDADES, Jéssica de Oliveira; KIRSTEN, Vanessa Ramos; OLIVEIRA, Viviani Ruffo de. Consumo de proteína do soro do leite entre estudantes universitários de Porto Alegre, RS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 23, p. 289-293, 2017. Acesso em: 6 ago. 2021.

9. REBELO, Rachel Soares Macedo. Efeitos da Suplementação com Whey Protein e da Prática de Exercícios Físicos no Músculo Esquelético de Idosos: uma Revisão da Literatura. 2021. Acesso em: 24 set. 2021.

10. WHEY Protein Faz Mal? Quais os Efeitos Colaterais?. Espartanos, 25 maio 2020. Acesso em: 24 set. 2021.