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Dieta saudável

Quando você pensa em dieta saudável, o que lhe vem à mente? Cada pessoa possui uma resposta e isso é perfeitamente natural. Afinal, trata-se de um assunto muito vasto, com diversas possibilidades. Uma dieta balanceada é ideal para se ter qualidade de vida e desfrutar de bem-estar no cotidiano, mas também para emagrecer e perder aqueles quilos excedentes.

Não existe uma única forma de praticar uma dieta saudável – há diversas opções e formas. De um modo geral, no entanto, o conceito básico de alimentação saudável se dá pela preferência de alimentos naturais e pela ingestão de alimentos de diferentes grupos alimentares.

Se a ideia de adotar uma alimentação mais saudável parece difícil para você, saiba que não precisa ser assim. Com os conhecimentos adequados sobre o tema, você pode transformar o ato de comer em algo que realmente faça bem para o seu corpo e te proporcione diversos benefícios para o dia a dia.

DIETA SAUDÁVEL: OPÇÕES DE DIETA PARA EMAGRECER

DIETA SAUDÁVEL: OPÇÕES DE DIETA PARA EMAGRECER

Nem sempre dieta saudável é sinônimo de dieta para emagrecer. É claro que uma alimentação saudável é essencial para alcançar o emagrecimento, mas ela não se encerra nisso. Priorizar alimentos que sejam nutritivos e naturais é importante na rotina alimentar de qualquer pessoa, seja para perder alguns quilos, manter o peso ou até mesmo engordar de maneira saudável, por meio de uma dieta hipercalórica.

Quando falamos em emagrecimento, existem muitas opções de dietas. Algumas se tornaram muito populares e conquistaram adeptos no mundo todo, como a dieta cetogênica, A dieta low carb, a dieta intermitente e a dieta flexível.

Também existem dietas inspiradas em hábitos alimentares de certas culturas ou mesmo períodos históricos. É o caso da dieta mediterrânea, que se baseia nos alimentos tradicionais consumidos pelos povos de países mediterrâneos como Itália, Espanha, Grécia e Turquia, e a dieta paleolítica, que tem como referência a alimentação praticada pelos nossos antepassados no período da Pré-História.

DIETA SAUDÁVEL: CARDÁPIO

DIETA SAUDÁVEL: CARDÁPIO

Cada uma das dietas acima comentadas – e as diversas outras opções existentes – preza por um cardápio diferente de alimentos. Algumas priorizam um grupo específico de alimentos (falaremos mais a seguir sobre o conceito de grupos alimentares), enquanto outras defendem o equilíbrio e a diversidade de alimentos.

O mais importante é, independentemente da sua escolha por uma dieta ou outra, prezar sempre por um cardápio saudável em seu cotidiano. Muitas vezes desejamos emagrecer, mas não nos atentamos à necessidade de realizar a reeducação alimentar. Ela é importante para que o hábito de consumir alimentos saudáveis e nutritivos seja algo natural e agradável, e não mais uma obrigação e um sacrifício.

E, ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí, é possível, sim, realizar uma dieta saudável e barata. É fato que existem diversos alimentos, produtos e suplementos especializados para uma vida mais saudável, assim como é verdade também que existem opções disponíveis para todos os gostos e bolsos.

DIETA SAUDÁVEL: CARDÁPIO

Dieta bulking e cutting: como funcionam?

Para fazer do processo de criação de um cardápio algo saudável, gostoso, variado e que caiba no orçamento, a orientação de um nutricionista é muito importante. Esse é o profissional que detém os conhecimentos necessários para analisar as particularidades de cada paciente e, assim, determinar a melhor forma de emagrecer consumindo as quantidades certas de cada grupo de alimentos. A busca por uma consulta com um nutricionista também é fundamental para descobrir quais dietas são mais adequadas às suas necessidades e ao seu biotipo.

TODOS OS GRUPOS ALIMENTARES DE UMA DIETA SAUDÁVEL

TODOS OS GRUPOS ALIMENTARES DE UMA DIETA SAUDÁVEL

Com o avanço da ciência e da medicina, os conhecimentos acerca dos alimentos nos possibilita, cada vez mais, entender o que ingerimos todos os dias. No dia a dia, em meio a obrigações e afazeres, muitas vezes priorizamos a escolha das nossas comidas pelo sabor ou pela praticidade. No entanto, devemos também nos atentar às necessidades de nossos corpos, visto que cada grupo alimentar possui uma função para o organismo.

A pirâmide alimentar foi elaborada nos Estados Unidos, em 1992, para facilitar a compreensão da importância e prioridade dos grupos alimentares. Ao todo, são oito: carboidratos, vegetais, frutas, carnes, leite, leguminosas, gorduras e açúcares.

Carboidratos

Carboidratos

Temido por muitos que desejam emagrecer, o carboidrato é, na verdade, a principal fonte de energia do corpo.

No entanto, você não precisa encarar esse grupo alimentar como um vilão para a sua alimentação. Existem diferentes tipos de alimentos fontes de carboidratos, sendo os mais indicados aqueles de baixo índice glicêmico. Além disso, entre as fontes de carboidratos deve-se dar prioridade para legumes, leguminosas, cereais e alimentos integrais.

Frutas e vegetais

O consumo de frutas, legumes e verduras é importante, pois elas são fontes de diversos nutrientes vitais para nós, como vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras responsáveis por diversas funções no corpo.

Carnes, leites e leguminosas

Carnes, leites e leguminosas

No terceiro nível da pirâmide se encontra esses três grupos. Leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha são boas fontes de proteínas e fibras. O consumo de leite e seus derivados é importante, pois também são fontes de proteínas, além de cálcio e vitaminas. Já as carnes e o ovo também contam com proteínas, além de vitaminas do complexo B.

Gorduras e açúcares

Estão no topo (ou a menor parte da pirâmide) por um motivo: devem ser consumidos em níveis muito mais baixos do que os demais alimentos.

SUPLEMENTOS PARA DIETA SAUDÁVEL NA GROWTH

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