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Dieta para emagrecer rápido

A procura pela melhor dieta para emagrecer rápido não é nada simples. É preciso avaliar vários fatores, como cardápio, duração da dieta e sua real eficiência.

Há vários tipos de dietas disponibilizadas na internet que prometem emagrecimento rápido. No entanto, é importante que o indivíduo esteja atento aos seus perigos, pois muitas dessas dietas não oferecem a quantidade adequada de nutrientes e calorias que deve ser consumida a fim de preservar a saúde.

Por isso, a Growth preparou este guia, explicando os principais tipos de dieta para emagrecer rápido, bem como seus benefícios, riscos e alimentos indicados para cada uma.

Qual a melhor dieta para emagrecer rápido?

Qual a melhor dieta para emagrecer rápido?

A melhor dieta para emagrecer rápido é aquela que melhor se adapta às necessidades de um indivíduo. Cada pessoa se adapta melhor a um determinado tipo de dieta. Por essa razão, pode ser que a dieta da moda funcione para algumas pessoas, mas para outras não.

Aqui, estão listadas as principais dietas para um rápido emagrecimento. No entanto, é aconselhado que, mesmo depois da leitura deste conteúdo, o indivíduo procure orientação nutricional.

Índice:

  • Dieta com baixo teor calórico
  • Dieta à base de proteínas
  • Cutting
  • Dieta low carb
Dieta com baixo teor calórico

Dieta com baixo teor calórico

A dieta com baixíssimo teor calórico (a ingestão diária de calorias varia entre 200 e 800 kcal) tem como objetivo a redução de peso de forma extremamente rápida. Apesar de parecer uma ótima opção, essa dieta é a que apresenta mais riscos à saúde.

Há, de fato, pessoas que podem praticar essa dieta, mas é necessário que se tenha indicações clínicas específicas. A dieta é sempre feita com o acompanhamento médico e tem prazo determinado para acabar.

Uma dieta muito pouca calórica apresenta uma série de riscos à saúde, como deficiência de vitaminas e minerais, além de ser contraindicada para pessoas com problemas cardiovasculares, diabetes e pressão arterial baixa.

Por isso, é necessário se informar a respeito de dietas mais seguras e eficazes, como a dieta à base de proteínas, o cutting e a dieta low carb.

Dieta à base de proteínas

Dieta à base de proteínas

A dieta à base de proteínas pode ser uma ótima opção para quem deseja emagrecer de maneira rápida. Pesquisas mostram que as dietas com base de proteínas são capazes de promover maior perda de peso, além de maior redução da gordura corporal e menor perda de massa muscular.

Isso acontece porque a proteína tem grande efeito na sensação de saciedade, o que diminui a fome e a vontade de comer compulsivamente. Além disso, a proteína também favorece o efeito termogênico, relacionado à queima de gordura no corpo.

As proteínas são macronutrientes que não são armazenados no nosso organismo como os carboidratos e as gorduras. Por isso, são metabolizadas mais rapidamente, gerando maior queima de gordura e manutenção da massa magra.

O cardápio dessa dieta é composto basicamente por proteínas de alto valor biológico – ou seja, as que possuem todos os aminoácidos essenciais na sua composição – e gorduras boas.

Cutting

Cutting

O processo de cutting também pode ser uma excelente forma de eliminar excesso de gordura corporal. Nessa dieta, a quantidade de calorias consumidas é menor do que a quantidade de calorias gastas pelo corpo. Resumindo, o corpo gasta mais calorias do que consome.

A dieta, que é focada na perda de peso e de gordura, é feita, principalmente, por fisiculturistas que desejam adquirir melhor definição muscular. É um processo feito depois do bulking, que consiste em ganho de massa muscular.

O cardápio do cutting é composto por uma alta quantidade de proteínas e um baixo consumo de carboidratos.

Dieta low carb

Dieta low carb

A famosa dieta low carb tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é emagrecimento rápido. A dieta low carb, além de promover uma rápida perda de peso, também tem efeitos positivos no tratamento da diabetes, na saúde cardiovascular, no controle do colesterol e no aumento da saciedade.

A dieta, como o próprio nome indica, é baseada em um baixo consumo de carboidratos e um aumento da ingestão de proteínas. A restrição do consumo de carboidratos está diretamente associada a um aumento da queima de gordura corporal. Isso acontece porque, com a redução dos carboidratos, o corpo passa a utilizar a gordura já armazenada no corpo como fonte de energia, gerando a diminuição do tecido adiposo.

Apesar da restrição da quantidade de carboidratos, esse macronutriente ainda deve estar presente na dieta, mas na forma de carboidratos complexos, que possuem menores índices glicêmicos.

Por isso, na dieta low carb são cortados apenas os carboidratos simples (farinha branca, açúcar, alimentos industrializados).

A redução desse macronutriente produz o estado de cetose, em que o corpo utiliza a gordura corporal como fonte de energia através de corpos cetônicos, o que promove maior gasto energético e, consequentemente, maior perda de peso.

No entanto, a dieta low carb também pode apresentar riscos. Os carboidratos, que são os macronutrientes responsáveis por fornecer energia ao corpo, se estiverem em falta, podem prejudicar o desempenho nos treinos para hipertrofia.

Por essa razão, iniciantes da dieta low carb podem sentir fadiga e aumento da sensação de cansaço ao longo do dia. Quem segue uma rotina de exercícios físicos intensos precisa estar alinhado à dieta para hipertrofia.

Como potencializar a dieta para emagrecer rápido

Como potencializar a dieta para emagrecer rápido

É de conhecimento de todos que a alimentação saudável é a base para o rápido emagrecimento. Mas é possível potencializar os resultados.

Antes de tudo, quem deseja emagrecer precisa levar em conta que há vários motivos para o ganho de peso ou de gordura corporal. Dentre eles, estão: estilo de vida sedentário, péssimos hábitos alimentares, qualidade de sono ruim e estresse.

Por isso, é importante cuidar não só da alimentação, mas também procurar se exercitar regularmente.

Descubra os melhores suplementos para sua dieta na Growth Supplements

Descubra os melhores suplementos para sua dieta na Growth Supplements

Uma dieta para emagrecer rápido não é feita somente de alimentação e exercícios físicos, mas também de suplementação. Os suplementos são fundamentais para suprir a necessidade diária de vitaminas e minerais, que costuma faltar nas dietas que prometem rápido emagrecimento.

Um dos suplementos mais adequados para esse tipo de dieta é o whey protein, um suplemento rico em proteínas de alto valor biológico e que irá auxiliar na queima de gorduras e no ganho de massa magra.

A Growth Supplements disponibiliza diversas versões desse suplemento que se adequam às mais variadas necessidades. Confira!

Referências

LUCENA, Samara Lígia Gilberto de; TAVARES, Renata Leite. Estratégia Low carb como facilitadora do processo do emagrecimento: uma revisão sistemática. Revista Diálogos em Saúde, Volume 1 - Número 1 - jan/jun de 2018.

PEDROSA, Rogerio Graça; DONATO JUNIOR, Jose; TIRAPEGUI, Julio. Dieta rica em proteína na redução do peso corporal. Rev. Nutr., Campinas , v. 22, n. 1, p. 105-111, Feb. 2009