Nossas entregas estão funcionando normalmente
keyboard_arrow_left
6x Sem Juros
10% OFF à vista 10% Off no Boleto
Seu dinheiro de volta Seu dinheiro de volta Utilize o G Pontos nas compras Clique aqui
DIETA PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR: SAIBA TUDO AQUI!

Quando pensamos em uma dieta para definição muscular, devemos ter em mente que a definição muscular é um objetivo almejado por muitas pessoas. E, para alcançá-lo, a alimentação é tão importante quanto a prática regular de exercícios físicos.

Indo mais além, as dietas para definição muscular são importantes para que não ocorra a perda da massa muscular adquirida por meio de alimentação e treino. É uma lógica bastante parecida com o processo de bulking e cutting. Apesar de serem práticas mais comuns entre os atletas bodybuilders, temos muitas lições para aprender com elas.

Tendo em mente a importância de uma dieta para a conquista da definição muscular, seja em atletas profissionais ou amadores, a Growth Supplements preparou este conteúdo com as informações mais importantes para você atingir a definição muscular.

Continue a leitura do texto para aprender mais sobre o assunto! Aproveite também para conferir os nossos textos sobre alimentação e dietas, como a dieta low carb, a dieta cetogênica e a dieta paleolítica.

A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Antes de mais nada, é necessário frisar a importância do acompanhamento de um nutricionista para qualquer tipo de dieta, seja dieta para definição muscular e perda de gordura, dieta para engordar ou dieta para emagrecimento.

Um nutricionista é o profissional capacitado a efetuar uma dieta para desenvolver músculos, sempre considerando a individualidade de cada paciente. Isso quer dizer que, antes de definir sua alimentação, ele irá analisar seus gostos, frequência de atividades físicas, rotina, horários e hábitos. Isso é fundamental para garantir que você siga a dieta sem que ela seja um sacrifício.

Muita gente quer ganhar massa e definir a musculatura de maneira rápida, quase que do dia para a noite. No entanto, esse processo não é simples assim, ainda mais se você deseja obter resultados que sejam realmente duradouros. Portanto, sempre que possível, faça um acompanhamento nutricional.

ALIMENTAÇÃO PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR

ALIMENTAÇÃO PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR

Se você quer realizar uma dieta, é importante conhecer os grupos alimentares e como eles atuam no processo de ganho de massa e definição muscular. Tenha sempre em mente que, quando o assunto são alimentos para definição muscular, todos esses grupos possuem seu valor e importância.

Proteínas

Proteínas

Em uma dieta para definir músculos, as proteínas devem estar presentes em todas as refeições, visto que elas fornecem os aminoácidos responsáveis pela construção dos músculos. Opte por aquelas de alto valor biológico, pois contêm aminoácidos essenciais – grupo de aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir.

Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o consumo de proteína para atletas é de 1,6 a 1,7 grama por quilo de peso diariamente.

Carboidratos

Considerado um verdadeiro vilão por muitas pessoas, o carboidrato é, no entanto, a principal fonte de energia para o corpo.

Em uma dieta para definir e ganhar massa muscular, é importante sempre se atentar aos níveis de ingestão desse grupo de alimentos – quando não há quantidades suficientes desse nutriente na dieta, o organismo passa a utilizar as proteínas para gerar energia, fato este que prejudica o ganho de massa muscular.

Dê preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, que contam com uma absorção mais lenta e não causam picos de glicose. Não à toa, eles são chamados de “carboidratos saudáveis”.

Lipídios

Os lipídios têm papel importante na produção do hormônio testosterona e como fonte de energia. Eles estão presentes em alimentos como abacate e oleaginosas, sendo que o mais recomendado é equilibrar o consumo de gordura mono e poli-insaturada, encontrada em vegetais e peixes.

ALGUMAS DICAS PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR

ALGUMAS DICAS PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR

Seja uma dieta para definição muscular feminina ou uma dieta para definição muscular masculina, existem algumas recomendações importantes para a redução da gordura corporal e a definição muscular. Confira algumas delas a seguir.

Alimentos para evitar

Alimentos para evitar

Especialmente, farinha refinada, açúcar e gorduras saturadas.

Alimentos para adotar

Carnes magras (peito de frango e peixes, por exemplo), proteínas magras e ácidos graxos.

De olho no balanço calórico

Gastar mais energia do que ingere em um dia é imprescindível para que o corpo elimine a gordura acumulada, o que, por sua vez, é fundamental para a definição muscular.

Escolha os suplementos certos

Escolha os suplementos certos

Existe uma infinidade de suplementos no mercado, e cada um deles atende a um propósito diferente. Enquanto os termogênicos são ótimos para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, o whey protein é uma opção ideal para aumentar o ganho de massa muscular.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PANZA, Vilma Pereira et al. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição, v. 20, n. 6, p. 681-692, 2007.