Nossas entregas estão funcionando normalmente
keyboard_arrow_left
6x Sem Juros
10% OFF à vista 10% Off no Boleto
Seu dinheiro de volta Seu dinheiro de volta Utilize o G Pontos nas compras Clique aqui
Dieta Cutting

A dieta cutting é procurada, principalmente, por fisiculturistas profissionais. Mas essa dieta também pode oferecer excelentes resultados para quem busca emagrecimento rápido.

Pensando nisso, a Growth preparou este guia completo para dieta cutting, explicando um pouco mais sobre a dieta, sua ligação com o bulking, o que comer durante o cutting e quais são os principais suplementos para essa dieta.

O que é a dieta cutting?

O que é a dieta cutting?

A dieta cutting faz parte de um processo de queima de gordura corporal. A dieta consiste fundamentalmente na redução das calorias ingeridas diariamente. Para isso, a quantidade de carboidratos consumida é reduzida do cardápio.

É importante ressaltar que, na dieta cutting, os carboidratos não são cortados do cardápio, apenas reduzidos. Assim como na dieta low carb, os carboidratos simples (farinha branca, açúcares e alimentos processados) são retirados da dieta, mas são substituídos pelos carboidratos complexos (alimentos integrais, vegetais e legumes).

O principal objetivo da dieta cutting é aumentar a definição da massa muscular, tornando o músculo mais visível. Isso é possível porque a dieta restrita em calorias e carboidratos favorece a redução da gordura corporal.

Vale lembrar que a dieta cutting tem como objetivo apenas queimar gordura. Se a dieta for feita da maneira correta, a massa muscular não sofre qualquer prejuízo. O número de calorias é calculado com o intuito de reduzir a gordura, sem perder a massa muscular.

A dieta cutting precisa ser feita após o bulking?

A dieta cutting precisa ser feita após o bulking?

Apesar das semelhanças com a dieta low carb e com a dieta cetogênica, a dieta cutting se diferencia por ser totalmente focada na queima de gordura para a definição muscular.

A dieta cutting, geralmente, é realizada após o processo de bulking, uma dieta focada no ganho de peso e crescimento da massa muscular. Depois de ter aumentado o peso e desenvolvido os músculos, o indivíduo passa a fazer o cutting, quando o foco está na queima da quantidade de gordura que foi adquirida durante o bulking.

O que comer na dieta cutting?

O que comer na dieta cutting?

Além de reduzir a quantidade de alimentos consumidos, é importante também estar atento à qualidade desses alimentos. Por isso, o nutricionista Diogo Círico recomenda que o indivíduo retire da sua dieta os alimentos industrializados. No lugar desses alimentos, insira na dieta mais vegetais e sementes.

O ideal é consumir, em média, nove porções de vegetais por dia. O nutricionista também indica que esses alimentos estejam distribuídos em todas as refeições ao longo do dia.

Além da recomendação básica de excluir todos os carboidratos simples e refinados do cardápio (farinha branca, doces, massas e arroz branco), é ideal que toda refeição tenha uma fonte de carboidrato complexo e uma fonte de proteína.

Cardápio pronto para dieta cutting

Cardápio pronto para dieta cutting

O nutricionista Diogo Círico, profissional especializado em nutrição esportiva, preparou um cardápio pronto para dieta cutting:

Café da manhã:

  • Tapioca: 1 col. sopa de farinha de tapioca + 1 col. sopa semente de gergelim + 1 col. sopa de farelo de aveia + 1 ovo + recheio
  • 1 fatia grande de mamão
  • 2 cápsulas de ômega 3
Refeições da tarde

Almoço:

  • 100 g de abóbora cabotiá + chuchu + couve-flor + brócolis + alface (5 porções de hortaliças)
  • 4 col. sopa de ervilha cozida
  • 1 col. sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 120 g de peito de frango grelhado

Lanche da tarde:

  • 3 col. sopa de aveia
  • 200 ml de iogurte natural desnatado
  • 4 col. sopa de abacate
  • 1 laranja inteira
  • 1 col. chá de mel
Refeições da noite

Jantar:

  • Abobrinha + espinafre + cenoura (3 porções de hortaliças)
  • 2 col. sopa de arroz integral
  • 3 ovos inteiros

Ceia:

  • 2 unidades de castanha-do-pará
  • 2 unidades de nozes
  • Semente de abóbora torrada (à vontade)
  • Probiótico
Com a dieta cutting, é possível ganhar massa muscular e perder gordura?

Com a dieta cutting, é possível ganhar massa muscular e perder gordura?

Não, não é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. Por essa razão existe uma fase específica para bulking e cutting. Em uma fase, o indivíduo precisa focar somente no ganho de massa – o bulking –, e, em seguida, o foco passa a ser a eliminação da gordura corporal – o cutting.

Isso acontece porque, no processo de ganho de peso e de massa muscular, é inevitável não acumular uma certa quantidade de gordura. Para eliminar a gordura adquirida, é realizado o cutting, que irá preservar a massa muscular enquanto elimina o excedente de gordura.

Recomendações e cuidados na dieta cutting

Recomendações e cuidados na dieta cutting

Embora a dieta cutting seja simples de ser feita, há ainda algumas recomendações e cuidados que devem ser levados em conta antes de iniciar a dieta:

Ficar muitas horas sem se alimentar pode gerar alguns problemas, por isso os horários em que acontecem as refeições são muito importantes. Ficar muito tempo sem comer gera catabolismo muscular e maior sensação de fome, o que leva o indivíduo a comer compulsivamente.

Por isso, é importante se alimentar a cada 2:30 ou 4 horas.

Depois de montar a dieta cutting e escolher os melhores alimentos, é preciso saber consumi-los de maneira adequada. Por isso, mastigue bem os alimentos, pois isso evita a compulsão alimentar.

Além disso, é fundamental beber muita água! Água é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Os exercícios físicos também são fortemente indicados para complementar a dieta cutting. Seja atividade aeróbica ou musculação, os treinos precisam ser de intensidade adequada à rotina de cada indivíduo.

Para impulsionar os resultados da dieta cutting, também é interessante adicionar chá verde à dieta, que , além de trazer vários benefícios à saúde, também auxilia na queima de gordura.

Os melhores suplementos para a dieta cutting

Os melhores suplementos para a dieta cutting

A respeito dos melhores suplementos para a dieta cutting, o nutricionista Diogo Círico diz que “não existe um suplemento que possa ser eleito o melhor”. Mas há diversos suplementos que podem ser grandes aliados na queima de gordura e no ganho de massa magra, como:

  • Chá verde solúvel em pó
  • Cafeína
  • Óleo de coco
  • Mix de óleos (óleo de cártamo + coco + chia + cromo + vitamina E)
  • Carnitina
  • Picolinato de cromo
  • Whey protein

Todos esses suplementos estão disponíveis no site da Growth Supplements, que dispõe dos melhores suplementos, feitos das melhores matérias-primas. Com eles, é possível queimar gordura de forma mais rápida, eficiente e saudável.