Nossas entregas estão funcionando normalmente
keyboard_arrow_left
6x Sem Juros
10% OFF à vista 10% Off no Boleto
Seu dinheiro de volta Seu dinheiro de volta Utilize o G Pontos nas compras Clique aqui
O que é a dieta cetogênica?

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que buscam emagrecimento saudável. Essa dieta consiste, basicamente, em um cardápio rico em gorduras e proteínas, com baixa quantidade de carboidratos.

Diversas pesquisas têm comprovado os benefícios da dieta cetogênica, mostrando a eficiência da dieta na redução de peso e massa corporal, bem como na redução da pressão arterial e do nível de glicemia no sangue.

Diferenças entre dieta low carb e dieta cetogênica

Diferenças entre dieta low carb e dieta cetogênica

Ambas as dietas têm em comum o objetivo de reduzir a gordura corporal, mas há uma diferença essencial entre elas: comparada à dieta low carb, a dieta cetogênica exige um consumo ainda mais reduzido de carboidratos. A quantidade de carboidratos ingeridos na dieta low carb pode variar entre 100 g e 120 g, enquanto na dieta cetogênica esse número varia entre 10 g e 20 g diários.

Como a  dieta cetogênica funciona?

Como a dieta cetogênica funciona?

Muitas pessoas podem se perguntar por que a dieta cetogênica tem como base da sua dieta as gorduras e as proteínas, e não os carboidratos. Isso tem relação com a cetose, processo fundamental da dieta cetogênica. Diferentemente do processo habitual, em que a glicose provinda dos carboidratos é responsável por fornecer energia ao corpo, na cetose o fornecimento de energia é feito pelos corpos cetônicos.

Dessa forma, a dieta cetogênica funciona da seguinte maneira: a gordura e as proteínas - macronutrientes cetogênicos –, quando metabolizados, atuam como principal fonte energética para o organismo, mesmo fornecendo uma quantidade menor de energia do que os carboidratos. Os carboidratos ocupam uma parcela menor na dieta, pois são macronutrientes anticetogênicos, isto é, eles anulam o fornecimento de energia dos corpos cetogênicos.

Resumidamente: o corpo tem como fonte de energia o metabolismo das gorduras e das proteínas, não dos carboidratos, o que colabora para o emagrecimento.

Benefícios da dieta cetogênica

Benefícios da dieta cetogênica

Muitos pesquisadores têm se dedicado à pesquisa dos efeitos da dieta cetogênica no organismo. A partir desses estudos, concluiu-se que a dieta está relacionada a vários benefícios, tais como:

  • Auxilia na perda de peso.
  • Redução da pressão arterial.
  • Controle do índice glicêmico.
  • Aumento dos níveis de colesterol bom.
  • Protege contra disfunções cerebrais.

Exemplo de cardápio para dieta cetogênica

Veja o exemplo de cardápio completo para dieta cetogênica que Diogo Círico, nutricionista especializado em nutrição esportiva, preparou.

  • Valor energético total: 1.500 Kcal
  • Proteína 25%: 375 Kcal = 93,75 g
  • Lipídio 55%: 825 Kcal = 91,6 g
  • Carboidrato 20%: 300 Kcal = 75 g
  • Fibras: 25-35 g
  • Sódio: 2.000 mg
Refeição Alimento Quantidade Medida caseira
Desjejum Ovos mexidos
Sal
Orégano
Queijo coalho
Café
Óleo de coco
100 g


25 g
150 ml
10 ml
2 unidades ½ col. chá
1 col. chá
2 fatias
1 xícara
1 col. sopa
Lanche Abacate
Cacau em pó
100 g
10 g
1 fatia média
½ col. sobremesa
Almoço Salada colorida: alface, beterraba, cebola, cenoura, repolho, tomate, milho verde, azeite e limão
Frango assado
20 g de cada alimento

15 ml cada



2 col. sopa cada




1 filé pequeno
Lanche da tarde Banana
Castanha-de-caju
100 g
8 g
1 unidade
4 unidades
Jantar Omelete:
Ovo
Sal
Carne bovina desfiada
Tomate
Cebolinha
Orégano
100 g
50 g

60 g
20 g
10 g
5 g
1 un. média
1 unidade
½ col. chá
1 pedaço pequeno
2 col. sopa
2 col. sopa
1 col. chá
Ceia Iogurte desnatado
Semente de linhaça
90 g
10 g
1 unidade
1 col. sopa rasa
Como começar a dieta cetogênica?

Como começar a dieta cetogênica?

Antes de começar a dieta cetogênica, a consulta com um nutricionista é indispensável. Isso acontece porque o planejamento da dieta deve ser individualizado, tendo em vista as características individuais de cada pessoa. Só o profissional nutricionista pode elaborar um cardápio variado, contendo as quantidades de gorduras, proteínas e carboidratos adequadas para cada indivíduo.

A dieta cetogênica pode afetar o desempenho nas atividades físicas

A dieta cetogênica pode afetar o desempenho nas atividades físicas

Uma vez que a fonte de energia do corpo passa a ser as gorduras e as proteínas em vez dos carboidratos, é preciso ficar atento ao impacto que a dieta cetogênica pode causar em atividades físicas como a hipertrofia.

O nutricionista Diogo Círico, especializado em nutrição esportiva, explica que, para exercícios de longa duração, a dieta cetogênica pode ser benéfica, pois “a capacidade de manter o desempenho é maior quando o corpo usa as gorduras como fonte de energia. A esse indivíduo que passa por esse processo damos o nome de ‘ceto-adaptado’.

O nutricionista ainda explica que “as adaptações metabólicas podem ser diferentes entre os indivíduos. Há pessoas que não se adaptam à restrição severa de carboidratos”.

Sobre os impactos da dieta cetogênica nos treinos de hipertrofia focados em ganho de massa muscular, Diogo diz que não há pesquisas que relatam resultados positivos. Sendo assim, é indicado que o indivíduo procure um nutricionista, a fim de montar a dieta para hipertrofia adequada.

Praticantes de cutting ou bulking também são aconselhados a se consultar com um profissional antes de fazer a dieta cetogênica. Dessa forma, os resultados podem ser alcançados de forma eficaz e sem prejuízos à saúde.

Há riscos em seguir a dieta cetogênica?

Há riscos em seguir a dieta cetogênica?

Como qualquer outro tipo de dieta, a dieta cetogênica também apresenta seus riscos. Se feita de maneira incorreta, sem a supervisão de um nutricionista, a dieta pode causar alguns efeitos colaterais, como letargia, náuseas, hipoglicemia e complicações gastrointestinais. Por isso, é essencial a consulta com o nutricionista, a fim de saber exatamente como montar uma dieta saudável.

Os melhores suplementos para a dieta cetogênica

Os melhores suplementos para a dieta cetogênica

Um dos problemas mais recorrentes entre os praticantes da dieta cetogênica é a deficiência de minerais e vitaminas. E, para resolver esse problema, é amplamente recomendado o uso de suplementos alimentares, como o whey protein, que irão fornecer a quantidade ideal de proteínas, lipídios e vitaminas para a dieta.

Na Growth Supplements, os clientes encontram suplementos com as melhores matérias-primas e com eficácia comprovada. Além de contar com os melhores preços, os clientes da Growth também têm o benefício de poder entrar em contato com nutricionistas especializados, que estarão à disposição para responder quaisquer dúvidas.

Fontes

Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements