Musculação

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Cada vez mais popular, a musculação tem ganhado espaço na rotina de muita gente. Isso porque a atividade traz inúmeros benefícios e consegue ser facilmente encaixada no dia a dia. São apenas alguns minutos para ter um treino completo que impactará positivamente na saúde. Além disso, você encaixa os exercícios no seu dia sem qualquer imposição de horários fixos ou aulas marcadas. Você não vai se arrepender e, com um pouco de disciplina, é possível notar resultados diretos tanto na estética quanto na qualidade de vida.

Musculação: descrição

Por que a musculação é tão recomendada?

O tecido muscular é formado por um sistema complexo de células, hormônios, cofatores, entre outros elementos que precisam ser estimulados. A musculação é, na verdade, a melhor forma de estimular o sistema musculoesquelético, mantê-lo ativo e tonificado.

Mantendo as boas condições desse sistema é possível evitar doenças, manter-se em bom estado de saúde, melhorar o rendimento esportivo dos atletas e também proporcionar mudanças na composição corporal, como redução de gorduras ou aumento da massa muscular.

Opinião do nutricionista

“Musculação é a mãe, a base de todas as outras atividades físicas. Qualquer movimento que se pense em fazer é dependente do sistema musculoesquelético.”

Dr. Diogo Círico Nutricionista especialista em alimentação de atletas

Benefícios

  • Melhora na qualidade do sono

  • Exercício indicado para a terceira idade

  • Diminui o estresse

  • Previni doenças

  • Beneficia o sistema cardiorrespiratório

  • Atua na melhora da aparência e força

Musculação: porque começar?

Por que começar a musculação?

São inúmeros os benefícios. É possível citar alguns deles, como o aumento da taxa metabólica de repouso por um aumento da massa muscular isenta de gordura. Além disso, ela contribui para o aumento do colesterol HDL – o colesterol bom – e diminuição do LDL – o colesterol ruim. Também é responsável pelo aumento do consumo de oxigênio, aumento da capilarização dos tecidos ativos, aumento da utilização de ácidos graxos pelo tecido muscular, aumento da sensibilidade à insulina – tendo efeitos maiores quando realizada de forma crônica –, melhora da aparência física, a simetria corporal, a força e o bem-estar.

Os treinos de musculação também são responsáveis pelo fortalecimento de ligamentos e tendões, aumento da densidade óssea, aumento da taxa metabólica, a redução da gordura corporal, redução da pressão sanguínea, impacto na autoestima e no bem-estar psicológico. Além de outras muitas prevenções a patologias que a os exercícios podem trazer.

Quem pode começar?

Toda e qualquer pessoa que possa fazer um mínimo de movimento pode começar a realizar musculação.

É importante também desvincular a imagem de que a musculação só deve ser usada para fins estéticos ou de manutenção da saúde: a musculação também é indicada para recuperação e tratamento.

Desde uma criança até um idoso, passando pelas gestante e pessoas portadoras de deficiências, toda as pessoas podem ser beneficiadas pela musculação bem orientada. A musculação feminina é também indicada, sem qualquer receio em relação ao fortalecimento ou ganho de massa.

Musculação: quem pode começar?
Musculação: manutenção da massa magra

Para a manutenção da massa magra, é preciso ir à academia continuamente?

Sim, é necessário treinar continuamente. É importante entendermos que a musculação apenas estimula o funcionamento das células. Para aumentar massa muscular é necessário um tipo específico de estímulo; e para manutenção da massa, outro tipo de estímulo. A diferença entre quem deseja aumento ou manutenção são aspectos como intensidade e frequência da realização de musculação.

Quais são os melhores suplementos para auxiliar na hipertrofia?

Até 12 semanas de treino não há necessidade expressa de consumir suplementos. Depois desse período será necessário analisar a pessoa e suas características, e só então diagnosticar suas necessidades e assim programar a oferta de nutrientes.

Via de regra, suplementos da família dos carboidratos, proteínas, ácidos graxos essenciais e aminoácidos podem trazer benefícios quando programados junto com uma dieta que atenda às necessidades nutricionais desses atletas.

Musculação: quais são os melhores suplementos?
Musculação queima gordura?

O treino de musculação queima gorduras?

Essa ideia é correta e os exercícios são realmente efetivos na queima de gorduras. Isso funciona basicamente de duas formas: através do aumento no gasto calórico gerado no ato da atividade física e também pelo aumento do gasto calórico em repouso.

Essa queima de calorias ocorre mesmo depois de se ter encerrado a atividade. O fenômeno é conhecido como efeito EPOC.




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Diogo Círico é nutricionista especializado em nutrição funcional esportiva e está sempre no chat para dar dicas e tirar suas dúvidas sobre suplementos alimentares.

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