Para que serve Whey Protein Isolado

As proteínas do soro do leite quando se apresentam na forma isolada fornecem peptídeos e aminoácidos livres além de estruturas proteicas completas. O metabolismo humano utiliza estes nutrientes para reparar os danos provocados aos tecidos musculares durante o exercício assim como iniciar o processo de síntese/fabricação de novas proteínas. Neste caso observamos benefícios tanto para quem busca aumento de peso quanto à redução. Outro beneficio importante observado através do WPI é o combate a radicais livres e demais elementos gerados durante o exercício, o fato é que através dos movimentos de contração muscular o metabolismo energético produz elementos que podem ser altamente reativos no organismo atacando lipídios, proteínas e DNA. Os isolados proteicos do soro do leite ainda possuem outras propriedades funcionais importantes para a saúde humana. A concentração de aminoácidos essenciais do Whey Protein Isolado (WPI) atende completamente às recomendações da Food and Agriculture Organization/World Health Organization para uma fonte proteica completa.

O produto na sua forma isolada não desencadeia emagrecimento ou hipertrofia, na verdade whey protein isolado pode ser usado para qualquer que seja o objetivo do individuo, este produto é um excelente estimulo para que o sistema músculo esquelético possa desenvolver suas atividades e recuperar-se das sessões de treino.

No WPI os aminoácidos essenciais dominantes são os sulfurados (metionina mais cisteína), o triptofano, a lisina e os de cadeias ramificadas, particularmente a leucina. Esta composição especial estimula a síntese de proteínas até nos indivíduos mais treinados e adaptados. Esta composição torna-se tão especial justamente pelo suporte aos mecanismos envolvidos no desempenho físico, os beneficio do whey protein isolado vão desde o aumento das funções imunologicas até a melhoria da performance.

Dentre os aminoácidos não essenciais e condicionalmente essenciais predominam no WPI os ácidos glutâmico e aspártico. Estes aminoácidos são usados pelo metabolismo para sintetizar glutamina, que por sua vez é de extrema importância para regular a proliferação e desenvolvimento celular.

Os idosos fazem parte de uma população muito especial que pode ser beneficiada com uso de whey protein!!! Naturalmente esta população precisa de quantidade maior de proteína diariamente do que as demais pessoas. No Whey Protein existe uma alta concentração de cálcio que pode ajudar na manutenção da saúde óssea, além disso, o cálcio atua como modulador de uma forma da vitamina D (importante para função muscular, cardiovascular, imunológica, inflamatória e hormonal).

Material elaborado por Diogo Círico, nutricionista esportivo Growth Supplements.

Saiba como tomar