Para que serve Creatina

O uso de creatina como suplemento se popularizou a partir das Olimpíadas de Barcelona (1992), hoje é um dos suplementos nutricional mais popular utilizado para melhorar o desempenho em atividades que envolvem exercícios de curta duração e alta intensidade. É fato bem documentado na literatura que a quantidade armazenada de creatina possa ser o fator limitante do desempenho físico, por este motivo o aumento dos seus estoques por meio da suplementação torna-se uma estratégia para aumentar a sua oferta e, consequentemente, potencializar a ressíntese de energia, aumento de força e de volume muscular. Creatina é classificado como “Recurso Ergogênico” , é capaz de melhorar o desempenho esportivo e também a recuperação após o exercício. Estes efeitos podem ser explicados pelas implicações metabólicas produzidas através de seu consumo. Pesquisas cientificas indicam que a suplementação de creatina pode alterar a transcrição de fatores miogênicos regulatórios (aumento na capacidade crescimento e desenvolvimento muscular), também pode aumentar a eficiência de tradução proteica através da via hipertrófica (síntese de novas proteínas musculares) assim como controlar a ativação, proliferação e diferenciação de células satélites (células que contribuem para crescimento muscular e regeneração das fibras danificadas durante o exercício). Sabemos que o treinamento de força é necessário para que a creatina possa desenvolver seus benefícios, quando combinados os fatores: rotina de treino, dieta adequada e suplementação com creatina podemos dizer que acontecerão:

I) Aumento dos conteúdos intramusculares de fosforilcreatina;

II) Aumento da velocidade de regeneração de fosforilcreatina durante o exercício;

III) Melhora na atividade da via glicolítica pelo tamponamento de íons H+;

IV) Diminuição do tempo de relaxamento no processo contração-relaxamento da musculatura esquelética, em decorrência da melhora na atividade da bomba sarcoendoplasmática de cálcio;

V) Aumento da concentração de glicogênio muscular.

Proposta: Melhora no desempenho atlético + melhora na recuperação = Evolução dentro do objetivo proposto.

Material elaborado por Diogo Círico, nutricionista esportivo R.T. Growth Supplements.

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