Para que serve Chá Verde

Os chás são bebidas amplamente utilizadas, perdem apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. Esta bebida é considerada Funcional devido aos benefícios adicionais à saúde dos consumidores. A planta Camellia Sinensis (da qual é extraído o chá) é muito rica em componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos. A maioria dos polifenóis do chá verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas13. As quatro principais catequinas do chá verde são (-)-epicatequina (EC), (-)-3-galato de epicatequina (GEC), (-)-epigalocatequina (EGC) e 3-galato de epigalocatequina (GEGC). Os flavonóis ou catequinas correspondem a 75% do conteúdo de flavonoides encontrados no chá, são os responsáveis pelo sabor da bebida.

O chá verde também contém uma quantidade que varia de 10 a 80mg de cafeína por xícara. Estes componentes são usados pelo organismo para promover Redução de gorduras, redução do apetite, melhora da digestibilidade, aumento do gasto energético das células (termogênse) e combate aos radicais livres. Na pratica os individuos que consomem chá verde diariamente beneficiam-se pelo aumento da saúde das celulas corporais, prevenção de envelhecimento precoce, marcas de expressão, redução da função imune, melhora do perfil lipídico sanguíneo, redução de gorduras corporais entre outros. Os benefícios do consumo de chá verde para a saúde têm sido sugeridos em muitos estudos experimentais e epidemiológicos. Os mecanismos pelo qual o chá verde atua depende de uma séria de interações. Ainda não existe um consenso entre profissionais quanto à dose e ao modo de administração ideais. Consulte um profissional nutricionista para receber orientação a cerca da melhor forma de consumir o chá para seu caso.

Material elaborado por Diogo Cìrico, nutricionista esportivo Growth Supplements.

Saiba como tomar