Como tomar Maltodextrina

Este suplemento possui características especiais como, por exemplo: digestão rápida e fácil, eleva os níveis de glicose sanguínea e consequentemente a produção de insulina, este hormônio por sua vez atua como um transportador de nutrientes para o interior da célula muscular.

Serão conduzidos até a célula glicose e aminoácidos, nutrientes que nossa célula muscular necessita para que seja viável a resposta frente ao estimulo proporcionado durante o treino. Maltodextrina assim como outro nutriente qualquer deve ser quantificado de acordo com as características e necessidades de cada individuo e também o trabalho físico realizado. Sobre a forma de consumir este suplemento, a sociedade Brasileira de Medicina do Esporte publicou um documento chamado de “consenso em nutrição esportiva” que discorre sobre as características da dieta de indivíduos praticantes de atividade física.

No consenso de nutrição esportiva está indicado consumo de aproximadamente 6 a 10gr de carboidratos para cada kg de peso ao longo do dia, esta quantidade deve ser fracionada entre as refeições ao longo do dia. Uma forma de consumir o suplemento seria calcular a quantidade total de carboidratos de acordo com a indicação da SBME, fazer a divisão entre as refeições do dia e assim quantificar a porção de maltodextrina na refeição.

Ex: individuo pesando 70kg com 6 refeições ao longo do dia - 70 X 6 = 420gr de carbo total 420 / por 6(refeições) = 70gr de carboidratos em cada refeição (aproximadamente 7 colheres de sopa de maltodextrina).

Levando em consideração que a refeição pré e pós treino possuem caracetristicas especiais a respeito da oferta de energia, podemos então programar o consumo de maltodextrina para estas duas refeições, da mesma forma que esta citada acima, podemos programar primeiro a quantidade total de carboidratos da dieta e depois fracionar em quantidade semelhantes entre as refeições consumindo assim “x” gramas de malto para estas duas refeições.

Outra forma de programar o consumo do suplemento para estas duas refeições em especifico (pré e pós) seria usar o peso corporal multiplicando por 0,8. Este é um valor de estimativa, esta quantidade seria responsável por atender as necessidades dos indivíduos tanto na refeição pré quanto na refeição pós treino. ex: individuo pesando 70 kg 70 X 0,8 = 56 (gramas de maltodextina)

Material elaborado por Diogo Círico, Nutricionista Esportivo Growth Supplements.

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