Como tomar Glutamina

Este aminoácido pode ser usado com diversas finalidades, desde garantir a saúde intestinal (o que resulta em maior eficiência na absorção dos nutrientes) até a recuperação do tecido muscular treinado. Diversas alternativas de suplementação com glutamina aplicada antes, durante e após o exercício têm sido estudadas, a intenção é reverter à diminuição da concentração plasmática e tecidual deste aminoácido.

- Sugestões de consumo 1: Uma porção de 125mg, de glutamina para cada kg de peso, imediatamente ao final do treino. Esta quantidade resultou em melhor recuperação muscular em indivíduos suplementados durante pesquisa cientifica.
- Exemplo do consumo 1: Uma pessoa de 80kgs deverá consumir 10gr do produto.

- Sugestão de consumo 2: 100mg para cada kg de peso imediatamente ao final do treino. Em pesquisa esta quantidade resultou em aumento da concentração plasmática. Esta quantidade mostrou-se eficiente, porém os indivíduos estudados não possuíam grande adaptaçãoaos estímulos, ou seja, eram indivíduos sedentários o que leva a crer que esta quantidade é indicada para indivíduos iniciantes ou com pouca experiência.

- Sugestão de consumo 3: Indivíduos extremamente adaptados, indivíduos que realizam treinamento concorrente (aeróbico + musculação em horários distintos), indivíduos com treinamento intenso e restrição calórica moderada fica indicado o uso de 4 doses de glutamina a (50mg/kg em cada horário). Preferencialmente 1 porção antes do treino, 1 porção imediato ao final e outras duas doses junto as refeições subsequentes.

Dica do nutricionista: Misturar glutamina com Whey Protein aumenta a biodisponibilidade de glutamina!

Em uma revisão sobre os protocolos usados em pesquisa cientifica observou-se a utilização deste aminoácido de acordo com o peso corporal e também a intensidade do exercício. No geral os testes foram realizados com valores que variaram entre 100mg a 500mg de glutamina por kg de peso havendo diferenças especificas na quantidade de doses.

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