Como tomar Chá Verde

Os trabalhos de pesquisa realizados com esta bebida testaram vários protocolos para sua administração e consequentemente seus efeitos ao metabolismo.

Os benefícios relacionados a ingestão da bebida podem ser observados com apenas uma xícara, o chá verde pode melhorar a digestão quando consumido após uma refeição (30min).

Já os benefícios relacionados a mobilização de gorduras, morfologia da distribuição da gordura, termogênese, combate aos radicais livres, garantia de saúde celular entre outros benefícios demandam um consumo maior da bebida. Pode-se dizer que seus benefícios são melhores observados após a segunda semana de consumo, para este fim o chá verde deve ser ingerido em quantidade mínima de 4 xícaras ao dia. Uma típica bebida de chá verde é preparada em uma proporção de 1 grama de folhas para 100mL de água, é importante não ferver a água, mas apenas aquecer (90 ºC). Tanto chá preparado através de infusão com ervas naturais quanto o chá verde puro solúvel contém cerca de 35-45 mg/100mL de catequinas e 6 mg/100mL de cafeína, dentre outros constituintes. Seja em busca de efeitos estéticos ou efeitos relacionados à melhora da saúde, a melhor forma de consumir chá verde é administrar 4 unidades de xícara ao longo do dia. Podendo programar no decorrer do dia sem necessidade de eleger um horário melhor para o consumo. Atenção pessoas com distúrbios do sono, apesar da concentração de cafeína na planta ser mínima, algumas pessoas podem encontrar dificuldades para dormir. Estes indivíduos devem consumir a ultima xícara de chá 4 a 5 horas antes de dormir. O chá verde pode ser consumido junto a qualquer outra preparação. Pode ser junto com a proteína pós-treino, pode ser combinado com outras especiarias ou ervas como canela, anis, cravo, erva doce... Fica a critério de cada um, o importante é consumir.

Material elaborado por Diogo Cìrico, nutricionista esportivo Growth Supplements

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