Como tomar BCAA

Favorito entre quase todos os atletas, o BCAA é um suplemento unânime. Um clássico do universo da musculação, ele é composto por aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. Há décadas vem sendo usado por atletas que buscam as quantidades desse nutriente para suprir a demanda de treinos intensos. Mas, calma, esses aminoácidos estão presentes em diversos alimentos. A vantagem dos suplementos é que você consegue inserir na dieta sem grandes dificuldades e com muito mais praticidade. Ficou curioso para saber sobre o BCAA como tomar? Confira aqui nosso guia completo e aproveite ainda para conhecer os atletas Growth que também incluem esse suplemento na rotina. Saiba o que é BCAA e a melhor maneira de aproveitá-lo!

Qual a quantidade de aminoacidos

Quantidade de aminoácidos ideal

Para entender melhor sobre quando e quanto tomar BCAA, é preciso também conhecer mais sobre a natureza dos aminoácidos. Esses nutrientes são usados em diversas funções metabólicas e podem ser divididos em duas grandes classes: os essenciais e os não essenciais. Os BCAAs se encaixam na primeira categoria, dos essenciais esta família tem maior atuação nos músculos, nas atividades destes tecidos. Essa família de aminoácidos precisam ser ingeridos por meio da dieta, porque nosso organismo não tem a capacidade de produzi-los por conta própria.

A quantidade do suplemento BCAA, por outro lado, depende das diversas características específicas de cada atleta – ou seja, do tipo de treino, da frequência, da composição corporal, de elementos de vida e até mesmo dos objetivos colocados. Tudo isso deve ser avaliado com a parceria de um nutricionista qualificado. Dessa forma, você aproveita o melhor que esse suplemento pode oferecer.

Uma das principais dúvidas é justamente se a quantidade de aminoácidos presentes no whey protein é suficiente. Entretanto, o percentual contido nesse suplemento ainda é baixo, especialmente para quem está focado na hipertrofia. Por isso, comprar o suplemento BCAA separadamente pode ser a melhor escolha para otimizar os resultados. O foco deve estar principalmente na proporção de cada um dos aminoácidos no produto. A quantidade de leucina sempre precisa ser maior que dos outros dois componentes, já que utilizada em maior quantidade pelo tecido muscular e ainda é a responsável pelo início do processo de síntese de proteínas musculares. Já a valina e a isoleucina são responsáveis pelo ganho na imunidade.

Quanto tomar BCAA
Qual a quantidade de BCAA indicada?

Quanto tomar BCAA

Você deve estar se perguntando “quanto devo tomar de BCAA para sentir seus benefícios?”. Essa pergunta deve ser respondida também com base na sua dieta, ou seja, nos alimentos que você ingere e na quantidade de nutrientes presentes neles. Do total de aminoácidos presentes na sua dieta, é importante ressaltar que pelo menos 30% deles devem ser de cadeia ramificada – 15% de leucina, 7,5% de isoleucina e 7,5% de valina. Dessa forma, você garante o aporte de que seu corpo precisa para que esses nutrientes atuem no ganho de massa magra e apresentem seus benefícios.

Essa proporção é beneficiada justamente com a ingestão de suplementos. Seja na forma de cápsula ou pó, o BCAA da Growth possui uma quantidade maior de leucina do que dos outros dois aminoácidos. Isso faz com que seu uso seja estratégico na hipertrofia e na melhora dos resultados do seu treino. O BCAA auxilia também a garantir mais força e capacidade de execução das séries, deixando a fadiga precoce longe da sua rotina. De modo geral, a Growth Supplements indica de 30 a 50 gramas de BCAA ao dia. Isso para indivíduos com atividade física de média a alta intensidade no dia a dia. Calcula-se também que o brasileiro médio consuma de 15 a 20 gramas desse suplemento na própria dieta. Ou seja, a suplementação seria responsável pelo restante.

Melhor horário para tomar BCAA

Além de quanto tomar BCAA, é importante saber quais são os momentos estratégicos para a ingestão, ou seja, entender do BCAA quando tomar e quais as interações com outros suplementos. O melhor horário para tomar BCAA é tanto antes quanto depois do treino. Isso porque ele ajuda no fornecimento de energia quando consumido antes de treinar. No pós-treino, auxilia também na recuperação dos seus músculos e na síntese proteica. Sem contar o combate ao catabolismo, evitando a perda das suas conquistas.

Qual o melhor momento do dia para tomar o BCAA?

Atletas que tomam BCAA

  • Adam Abbas
  • Cleber Morais
  • Endryls Curato
  • Rafael Poggi
  • Carlao Strong